15.4 C
fpolis
quarta-feira, outubro 20, 2021
cinesytem

Documentário “Não respire – Contém Amianto” chega a Florianópolis

spot_img

Documentário “Não respire – Contém Amianto” chega a Florianópolis

spot_img

O documentário Não respire – Contém amianto, produzido por jornalistas da ONG Repórter Brasil será lançado, em Florianópolis nesta quinta-feira, 26, às 14h, no Cinema do CIC. A entrada é gratuita.

O evento é uma iniciativa do Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador no Estado de Santa Catarina – FSST/SC. A exibição será seguida de um debate entre o diretor do documentário (ONG Repórter Brasil), André Campos e  especialistas no combate ao uso do minério, com destaque para a auditora fiscal Fernanda Giannasi (Ministério do Trabalho) e a procuradora do trabalho Márcia Kamei López Aliaga (MPT-SC) Gerente do Programa de Banimento do Amianto no Brasil.

O amianto, largamente utilizado na fabricação de telhas de fibrocimento, desencadeia graves doenças respiratórias. Banido em cerca de 70 países por conta de seu potencial cancerígeno, o produto também conhecido como asbesto ainda é vendido em 18 estados brasileiros. Em Santa Catarina a Lei de banimento do amianto foi sancionada no início deste ano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que não há limite seguro de exposição ao minério, que está relacionado com a morte de 107 mil trabalhadores no mundo a cada ano.

O documentário “Não respire – Contém Amianto”, narra histórias de trabalhadores que, sem conhecimento sobre os perigos do amianto, desenvolveram graves doenças pulmonares e foram induzidos a assinar acordos irrisórios para silenciar ações judiciais contra as empresas. Para entender a dinâmica desse mercado, a equipe do documentário investigou como a indústria do amianto no Brasil construiu a imagem de que é possível utilizar o minério de forma segura e controlada.

 

spot_img
spot_img