23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Documentário sobre Antonieta de Barros estreia nesta segunda-feira no MESC

spot_img

Documentário sobre Antonieta de Barros estreia nesta segunda-feira no MESC

spot_imgspot_img

O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis,  promove nesta segunda-feira, às 19h, a estreia do documentário "Antonieta", sobre a professora, cronista e feminista Antonieta de Barros. Nesta terça, 24, às 18h30, o filmes será novamente exibido no Plenarinho da Assembleia Legislativa. durante o Seminário "Conversas com Antonieta”.

Dirigido pela cineasta paulista Flávia Person, o filme exibe imagens inéditas de Antonieta de Barros, a primeira negra a assumir um mandato popular no país, em 1935, como deputada estadual em Santa Catarina. Na sua trajetória de vida, Antonieta rompeu com estereótipos ligados ao gênero, à etnia e à classe social.

Segundo os organizadores, o lançamento foi programado para ocorrer no Museu da Udesc porque o prédio sediou, entre 1924 e 1964, a Escola Normal Catarinense (hoje Instituto Estadual de Educação), onde Antonieta se formou professora, lecionou e foi diretora. Além disso, o local tem um acervo sobre a docente, como móveis doados pela família.

Mais informações podem ser obtidas com o museu pelo telefone (48) 3225-8658.

Dia da Consciência Negra

Na última sexta-feira, 20,  comemorou-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

Criada pela Lei Federal nº 12.519/2011, a data homenageia Zumbi, que é um símbolo da resistência negra no Brasil e foi morto em uma emboscada em 1695 após ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas.

Além disso, esse dia se dedica à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira e as consequências do racismo para a vida das pessoas e o desenvolvimento do país. A cada ano, as atividades da data são feitas ao longo do mês no Brasil, ampliando os espaços de discussão sobre as questões raciais.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img