24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Dois chefs de Santa Catarina são selecionados para concorrer ao Prêmio Dolmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira

spot_img

Dois chefs de Santa Catarina são selecionados para concorrer ao Prêmio Dolmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira

spot_imgspot_img

Chefs Pedro Segundo e Rafael Mastella.jpeg

Os chefs Pedro Segundo Rebollo Couto (esq), de São José, e Rafael Mastella (dir), de Criciúma, foram selecionados para representar Santa Catarina na grande final do Prêmio Nacional Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira, que acontecerá de 1 a 3 de dezembro, em Belém (PA). Ambos venceram a seletiva estadual Enchefs, realizada na Faculdade Senac de Florianópolis, nos dias 30/09 e 1/10.

O grande vencedor foi Pedro, com o prato Sorrentino de camarão com trufas negras. Rafael ficou em segundo lugar, com a criação do prato Pie Memories – torta de ricota com goiabada.

Essa foi a primeira vez que o Estado recebeu o Enchefs, uma iniciativa da embaixadora e coordenadora do festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora do concurso de 2019 e participante do reality Mestre do Sabor. Além de Santa Catarina, o concurso acontece em outros sete estados: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Ceará e Pará.

Devido à pandemia, a edição 2021 aconteceu sem público e seguiu todas as normas de segurança. Ao todo, 19 profissionais se inscreveram para a seletiva estadual. Destes, nove chefs disputaram a final na semana passada. Os competidores tiveram três horas para concluir os pratos e apresentar para a banca avaliadora, composta por cinco profissionais, sendo três acadêmicos e dois convidados.

O Festival Gastronômico teve como tema Saberes e Sabores de Santa Catarina e buscou valorizar os ingredientes locais. “Este foi um critério bem valorizado pelos jurados e cada detalhe foi levado em consideração”, afirma Janete.

Segundo ela, nas edições anteriores os chefs que representaram Santa Catarina eram indicados, o que não representava o propósito do festival, que é de ser democrático e abrir oportunidade para todos os profissionais interessados em mostrar seu talento.

O Festival Enchefs SC é uma realização do Instituto Multidisciplinar e tem como apoiadores Faculdade Senac Florianópolis, Observatório da Gastronomia SC, Camila Gallo Comunicação e Amplocom Comunicação. Informações: festivalenchefssc@gmail.com

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais