20.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 17, 2024
Cinesystem

Domingo é o Dia Internacional do Cão de Resgate; Bombeiros de SC possuem 13 animais

spot_img

Domingo é o Dia Internacional do Cão de Resgate; Bombeiros de SC possuem 13 animais

spot_imgspot_img

Este domingo, 28, é o Dia Internacional do Cão de Resgate. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) trabalha, atualmente, com 13 animais e tem uma coordenadoria específica para a cinotecnia, que estudo a anatomia, comportamento e psicologia dos cães. Este ano, a corporação comemora ainda 10 anos de atuação com os cães e promove uma série de ações nas cidades de Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Itajaí.

De acordo com o Comandante-Geral, Coronel BM Marcos de Oliveira, o uso de cães nas atividades de busca começou em 2003, como uma proposta audaciosa. Hoje a corporação possui 13 binômios (homem e cão) certificados e aptos a atuar em ocorrências.

A de Santa Catarina é a única corporação de Bombeiros Militar do Brasil que tem um programa de certificação interna, além de um rigoroso processo de certificação internacional, a Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), com sede na Áustria.

Em 2012 a cidade de Xanxerê sediou uma prova internacional que certificou cães de Santa Catarina, Ceará, São Paulo e Bahia, além de instituições da Argentina e República Tcheca.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img