21.5 C
fpolis
sábado, outubro 23, 2021
cinesytem

DVD com docs gravados por comunidades de Florianópolis será lançado neste sábado no Pântano do Sul

spot_img

DVD com docs gravados por comunidades de Florianópolis será lançado neste sábado no Pântano do Sul

spot_img

Neste sábado, 13, às 20h, será promovida sessão especial do Cineclube Armação, no Pântano do Sul, em Florianópolis, para o lançamento dos documentários e Livro DVD resultantes do projeto “Intergerações”, desenvolvido pelo Instituto Câmara Clara. O evento conta com a promoção do Ponto de Cultura Baleeira.

Para a valorização das pessoas idosas, suas memórias, práticas e saberes, e objetivando a integração geracional por meio do fazer artístico e da cultura digital audiovisual, o projeto “Intergerações” trabalhou fotografia e vídeo como ferramentas de registro e difusão da cultura artesanal.

Entre 2011 e 2012 foram realizadas oficinas audiovisuais em Pontos de Cultura de Florianópolis, nos bairros da Armação, Ribeirão da Ilha, Campeche e Itacorubi, com a proposta de circundar aspectos que envolvem a produção audiovisual, desde a elaboração de projetos até as estratégias de difusão.

Setenta e uma pessoas, de diferentes idades, participaram das atividades de sensibilização e reflexão sobre a produção de documentários envolvendo pessoas idosas. As oficinas envolveram, ainda, a atividade prática de entrevistas, em que vinte senhores e senhoras narraram sobre seus ofícios e artes do fazer.

A edição de todo o material reunido gerou quatro documentários: “Versos da Ilha”, “Naquele tempo”, “Camará Blues” e “Serenata de Natal”. Nos audiovisuais estão presentes personagens da Ilha de Santa Catarina, senhoras e senhores portadores de histórias, memórias e saberes que precisam ser registrados e difundidos às novas gerações. Leia as sinopses na imagem abaixo.

Para circulação audiovisual, foi editado o Livro DVD intergerações, que conta com fotografias, informações, reflexões sobre o projeto e textos de autoria de José Carlos Ferrigno e João-Francisco Duarte Jr, sobre as ações de arte e cultura envolvendo os saberes de pessoas idosas e as interações entre as diferentes gerações.

A distribuição do Livro DVD será realizada no evento e é gratuita, destinada aos participantes e colaboradores envolvidos no projeto, e para instituições de difusão audiovisual e bibliotecas.

O Cineclube Armação, na Escola Dilma Lúcia dos Santos, fica na Rodovia SC-406, 6005, Armação do Pântano do Sul. Mais informações pelos telefones (48) 9145-9550 e (48) 8808-0648.

spot_img
spot_img