Edição especial do ciclo de cinema ATA-ME exibe filme e debate migrações e refúgio no Museu Victor Meirelles

VariedadesEdição especial do ciclo de cinema ATA-ME exibe filme e debate migrações...

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

O ciclo de cinema ATA-ME, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (NÓS/CED/UFSC), celebra a Semana Nacional do Migrante e Refugiado com edição especial sobre o tema “Migrações e Refúgio”. Às 19h desta sexta-feira, 28 de junho de 2024, haverá exibição e debate do documentário Aqui en la Frontera (2022), dirigido por Marcela Ulhoa e Daniel Tancredi, no auditório do Museu Victor Meirelles. O evento, com entrada gratuita, busca promover a visibilidade à causa de refúgio e dos fluxos migratórios forçados e é organizado em parceria com o Programa Bem Viver do Ministério Publico Federal, com a Onu Migração – OIM e com a Organização Círculos de Hospitalidade.

Filmado na fronteira entre o Brasil e a Venezuela em meio a uma das maiores crises migratórias da América Latina, Aqui en la Frontera conta a história de três venezuelanos com vivências de acolhida bem distintas. O filme retrata Stephanny, mãe de 21 anos que precisa retornar ao país para buscar sua filha; Francis, mulher trans e liderança de um abrigo de refugiados militarizado do Governo Brasileiro, e Argenis, que organiza uma ocupação com mais de 300 venezuelanos em Boa Vista, sob ameaça de despejo. Após a exibição haverá debate com participação de migrantes e refugiados que passaram por situações semelhantes. O objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre as necessidades de proteção de refugiados e deslocados internos, bem como promover a inclusão e a solidariedade a essas pessoas nas comunidades que as acolhem.

Saiba mais

A Semana Nacional do Migrante e Refugiado é comemorada anualmente de 19 a 23 de junho. Foi instituída pela Lei 14.678/2023. Busca promover, em parceria com o poder público, atividades que: discutam o fenômeno migratório humanizado sob diversas perspectivas, com ênfase na participação dos migrantes e dos refugiados na formação do Estado brasileiro; promovam e difundam os direitos, as liberdades, as obrigações e as garantias dos migrantes e dos refugiados; incentivem entidades da sociedade civil a debater e a propor políticas públicas, com a apresentação de alternativas de empregabilidade e de integração cultural dos migrantes e dos refugiados. O Relatório Tendências Globais de Deslocamento de 2024, divulgado pela Agência da ONU para os Refugiados (Acnur) na última semana por ocasião do Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), aponta que em todo o mundo há 120 milhões de pessoas vivendo como deslocadas, registrando novos níveis históricos de deslocamento forçado.

SERVIÇO

O QUÊ: Exibição e debate do filme Aqui en la frontera (2022)

QUANDO: 28 de junho de 2024, sexta-feira, 19h

ONDE: Auditório do Museu Victor Meirelles (Rua Victor Meirelles, 59, Centro)

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

ENTRADA GRATUITA.