Eduardo Sattamini assume como Country Manager do Grupo ENGIE no Brasil

NegóciosEduardo Sattamini assume como Country Manager do Grupo ENGIE no Brasil

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

Executivo substitui Maurício Bähr e mantém sua atual função de diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia

A ENGIE anuncia mudanças em sua estrutura de liderança, com a transição de cargos a partir de hoje, dia 1º de abril. As alterações reafirmam o compromisso do Grupo ENGIE com a continuidade da sua estratégia de longo prazo no Brasil, um dos mercados mais relevantes em que atua no segmento de renováveis e infraestrutura de transmissão em todo o mundo.

Eduardo Sattamini, com 25 anos de carreira na Companhia, atual diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, passa a agregar às suas responsabilidades atuais a posição de Country Manager da ENGIE no Brasil. Ele substitui Maurício Bähr, que continuará a exercer um papel estratégico no grupo como presidente dos Conselhos de Administração da EBE, da Jirau Energia e da TAG.

“Após quase 30 anos liderando a ENGIE no Brasil, estou confiante de que a sucessão foi cuidadosamente planejada ao longo dos últimos anos e está em plena conformidade com nossos objetivos de crescimento e sustentabilidade. A transição foi feita de forma estratégica, garantindo que a ENGIE siga firme no caminho da liderança no setor de energia”, diz Bähr.

“Estou muito entusiasmado em assumir o desafio. Agradeço profundamente à gestão de Maurício Bähr, que construiu uma trajetória extraordinária para o Grupo ENGIE. Estou comprometido com a continuidade da execução da nossa estratégia de longo prazo, para seguirmos entregando resultados sustentáveis no país”, explica Sattamini.

Com cerca de três décadas de atuação no Brasil, a ENGIE consolidou sua presença como referência no setor elétrico nacional, com a missão de protagonizar e acelerar a transição energética do país.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98.000 colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A ENGIE combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas.

No Brasil, a ENGIE tem sede em Florianópolis, é a empresa líder em energia 100% renovável do país e atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 13 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa. O Grupo ainda dispõe de uma empresa focada em consultoria e oferta de soluções sustentáveis de iluminação pública, gestão de energia, eficiência energética e redução de emissões.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.

A ENGIE teve no país, em 2024, um faturamento de R$ 12,3 bilhões, e somava 2.800 colaboradores.