18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Educação entrega computadores feitos a partir de máquinas caça-níqueis

spot_img

Educação entrega computadores feitos a partir de máquinas caça-níqueis

spot_imgspot_img

O projeto de reciclagem digital, batizado de Rede Piá, vai fazer a entrega dos primeiros computadores a partir do dia 3 de novembro para quatro escolas e uma creche da rede municipal de ensino da Capital, além do Centro de Educação Continuada. A Prefeitura de Florianópolis, através das secretarias de Educação e de Assistência Social, assinou, no mês de julho, um convênio com as instituições envolvidas em transformar as máquinas caça-níqueis, apreendidas pela polícia, em equipamentos de informática para uso didático-pedagógico. Participam da parceria o Ministério Público Estadual, Senac, Universidade Federal de Santa Catarina, Polícia Civil e o Governo Estadual.

Serão distribuídos 10 computadores para as escolas básicas Mâncio Costa, Luiz Cândido da Luz e Intendente Aricomedes, para a Escola Desdobrada Costa da Lagoa e para a Creche Vargem Pequena. Entre as 25 escolas básicas municipais, as maiores devem receber 3 computadores cada uma, enquanto as 11 escolas desdobradas devem ficar individualmente com uma máquina. O mesmo número deverá ser repassado para as unidades infantis e para as organizações não governamentais, que lidam com crianças de zero a seis anos de idade.

Como os caça-níqueis são instrumentos para a execução de uma contravenção penal, o jogo de azar, o Código Penal prevê a perda do direito de propriedade. Desta forma, os equipamentos apreendidos pela polícia civil poderão ser convertidos à medida que o processo judicial for concluído.

Conforme o Ministério Público, que vem desde 2007, desenvolvendo a idéia em várias partes de Santa Catarina, as máquinas que forem apreendidas em um determinado município voltarão convertidas para escolas da mesma cidade.

Origem

A expressão Rede vem de “R”, de Reciclagem; “D”, de Digital; e “E”, de Educativa. Já o PIÁ é um substantivo masculino utilizado para indicar a expressão “menino”, sendo o “P” de Pró; “I”, de Infância; e “A”, de Adolescência. Assim, surgiu o nome Rede PIÁ.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img