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sexta-feira, abril 19, 2024
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Em nove meses de operação, empresa de educação empreendedora atinge R$1 milhão de faturamento em meio à pandemia

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Em nove meses de operação, empresa de educação empreendedora atinge R$1 milhão de faturamento em meio à pandemia

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Com mais de 500 alunos já formados, a Startup University, da 49 educação, nasceu na Universidade de Stanford, berço dos fundadores da Nike e da Google

 

Em época de isolamento social, as iniciativas de educação online se tornaram imprescindíveis para que milhões de pessoas continuassem seus estudos, fazendo com as edtechs tivessem um crescimento notável este ano. Prova disso é a 49 educação, que tem sua sede em Florianópolis e é primeira Startup University do Brasil, criada dentro do Vale do Silício, na Universidade de Stanford. Com uma metodologia própria voltada ao desenvolvimento de startups por meio de uma aplicação prática e resultados concretos, seus programas são direcionados aos empreendedores que desejam iniciar ou escalar seus negócios. A primeira turma da empresa aconteceu em março de 2020. Hoje, a Startup University já conta com mais de 500 alunos formados, seis turmas e R$ 1 milhão em faturamento. 

 

A ideia do negócio surgiu em 2019, quando o fundador e CEO, Leandro Piazza, participou durante três meses do programa “Accelerate your Startup Idea”, em Stanford, onde estruturou a ideia de  trazer ao Brasil o conceito de Startup University. Como professor e gestor universitário,  Leandro percebeu que existia uma lacuna grande para os jovens que desejavam empreender e não tinham ideia de como começar. “O nosso público-alvo são jovens com desejo de empreender. Não é pré-requisito ter uma ideia de negócio. Nós queremos acabar com esse mito de ideia genial e mostrar que, com um modelo educacional prático e focado em resultados concretos, qualquer pessoa consegue tirar do papel seu negócio”, afirma Piazza.

 

Através de mentorias com empreendedores e investidores do ecossistema de inovação internacional e nacional, o curso tem duração de sete semanas e contém aulas online, conteúdos exclusivos, contato com especialistas, encontros semanais ao vivo e mentorias periódicas. Ao final, o aluno é apresentado para investidores e introduzido ao ecossistema de negócios e inovação. Todo o esforço é feito para que os alunos terminem o processo com uma startup rodando e pronta para buscar o seu espaço no mercado.

 

Até o começo deste ano, toda a operação da 49 educação funcionava com aulas presenciais. A primeira turma do Startup University inaugurou na primeira semana de março. Porém, em razão da pandemia, a suspensão de eventos públicos foi decretada em 16 de março pela prefeitura de Florianópolis, capital catarinense e sede da empresa, e não tinha previsão para acabar. Em menos de um mês, o modelo de negócios foi redesenhado para o online, com o curso reconstruído para ser ministrado 100% à distância e ao vivo. 

 

A cofundadora, Bibiele Teixeira, explica que o novo formato possibilita que a empresa atinja um público nacional, vindo de qualquer lugar do país, e que, por isso, o plano para 2021 é manter o modelo de negócios atual. “O presencial limitava muito nossa abrangência. Hoje, com o online, atendemos pessoas de diferentes estados, do Rio Grande do Sul ao Ceará, e até de fora do país. Isso nos permite entender de uma forma mais ampla os gargalos da educação empreendedora no Brasil e impactar muito mais alunos”, conta. 

 

Para o próximo ano, a expectativa da 49 é dobrar o valor atual de faturamento, atingindo a marca de R$ 2 milhões. A empresa pretende lançar em 2021 infoprodutos sobre empreendedorismo e iniciar uma aproximação com universidades brasileiras, trazendo outros modelos do curso para esse público.

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