20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Em ranking das universidades do BRICS, UFSC ocupa a 12ª posição entre as brasileiras

spot_img

Em ranking das universidades do BRICS, UFSC ocupa a 12ª posição entre as brasileiras

spot_imgspot_img

Foi divulgado, no dia 8 de julho, o ranking QS 2015 (QS Quacquarelli Symonds University Rankings) das TOP 200 universidades do BRICS – bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A China dominou o TOP 10, com seis universidades, e obteve a 1ª, 2ª e 3ª posições: Tsinghua University, Peking University e Fudan University, respectivamente.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou na 61ª posição – em 2013 foi a 66ª; em 2014, a 60ª. Entre as brasileiras, a UFSC permaneceu nas mesmas posições do ano anterior: é a 12ª na classificação geral e a 7ª federal. As informações são da Agência de Notícias da UFSC (Agecom). Confira a lista completa aqui.

A Lomonosov Moscow State University, da Rússia, ficou com a 4ª posição; a Indian Institute of Science (IISc), Índia, a 5ª. A Universidade de São Paulo (USP), que em 2014 havia ficado na 7ª posição, este ano foi a 9ª colocada e única representante do Brasil no Top 10. A University of Cape Town, África do Sul, que ano passado havia ficado na 9ª posição, com a mesma pontuação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), este ano foi a 14ª colocada, e a Unicamp, a 12ª.

Entenda o ranking

A posição no ranking é mensurada a partir de oito indicadores: reputação acadêmica (30%), reputação no mercado de trabalho (20%), número de alunos por professor (20%), professores com doutorado (10%), publicação por professor (10%), citações por publicação (5%), docentes estrangeiros (2,5%) e alunos estrangeiros (2,5%). Confira a lista completa aqui.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img