19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Empreende Mulher Catarinense reúne empresárias de todo o Estado em Florianópolis

spot_img

Empreende Mulher Catarinense reúne empresárias de todo o Estado em Florianópolis

spot_imgspot_img

Mulheres empresárias, empreendedoras e profissionais liberais de todo o Estado estão reunidas em Florianópolis nesta segunda-feira, 15, para o evento Empreende Mulher Catarinense em comemoração ao Dia Estadual da Mulher Empresária.

O evento, que acontece na Alesc – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina –  é promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), reúne cases, palestras e muita informação no universo feminino empreendedor e dura o dia inteiro. Veja aqui a progrmação completa. 

O evento abre com o painel “Liderando e Empoderando Mulheres” com as empresárias Simone Leite, presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul e Jussara Pereira Barbosa, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco. A mediação será por conta da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Neiva Kieling.

 O painel “Masculino x Feminino” – Mito ou Realidade aborda fatores históricos e culturais que influenciam as profissões vistas como “masculinas”. Este momento contará com a participação de Júlia Machado do grupo de mulheres As Anitas, engajadas no empoderamento feminino na área de tecnologia e empreendedorismo, Daniele Regina Theis da empresa Rioar especializada em soluções em automação industrial, hidráulica e elétrica, e Angela Oliveira da empresa Oliveira Materiais de Construção.

O almoço será voltado para o relacionamento de negócios entre as participantes, o chamado networking.

Mulheres do Brasil

A programação vespertina contará com o painel “Mulheres do Brasil”, com Sonia Hess, empresária catarinense que atuou à frente da Dudalina durante 35 anos e voluntária em diversos projetos nacionais e internacionais, entre eles “Mulheres do Brasil”, e Fernanda Bornhausen Sá, empresária da área de comunicação, propaganda e tecnologia e voluntária em diversos projetos nacionais e internacionais, entre eles, “Mulheres do Brasil”.

O Mulheres do Brasil é um grupo de mulheres criado em outubro de 2013 com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. Ele é composto por mulheres líderes de vários segmentos que têm, em comum, o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor. Tem uma agenda propositiva com planos de ação para pensar e agir pensando no todo, por um país melhor. O grupo não tem partido, apenas levanta a bandeira de uma causa: o Brasil.

A palestra Master do evento será com a empresária Angela Hirata, com o tema Do Empreendedorismo a Gestão Executiva – Como Fazer Acontecer, ela abordará o case da Havaianas e sua história de sucesso.

Além da parceria com a Alesc, o evento tem o apoio do Sebrae Nacional, da Confederação das Associação Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), do Conselho Regional de Administração (CRA/SC) e da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SC.

Para a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos, mais do que comemorar o Dia Estadual da Mulher Empresária, o evento serve para chamar a atenção sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade, ressaltar a importância do empreendedorismo e do movimento feminino associativista em Santa Catarina. “O Dia Estadual da Mulher Empresária é um marco na história do CEME. Realizaremos a segunda edição com uma programação recheada de temas e assuntos relevantes que contribuirão para o empoderamento da mulher e para a valorização dessas mulheres que tanto fazem pela sociedade e pela economia catarinense”.

A deputada Ana Paula Lima é grande defensora das causas femininas em Santa Catarina. Foi quem articulou na Assembleia Legislativa para a realização do evento em comemoração à data. Foi ela também que descobriu que a lei que determinava o dia da Mulher Empresária já existia e deu todo o apoio ao Conselho.

Empreendedorismo Feminino

De cada dez brasileiros entre 18 e 64 anos, três são empreendedores, isto é, possuem empresa ou estão envolvidos em negócios próprios. Estes são alguns dados da nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). O levantamento mundial sobre o empreendedorismo é fruto da parceria entre a GEM, a London Business School e o Babson College.

Outro dado interessante é que o perfil do empreendedor no Brasil é feminino, mais negro, entre 18 e 49 anos, classe C.

O relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre tendências mundiais de emprego dá conta de que, tanto no Brasil quanto no mundo, as mulheres ainda ganham menos do que homens. Esse dado é corroborado pela pesquisa do IBGE. Em média, no Brasil, a mulher ganha 40% menos do que o homem. Se a mulher for negra ou parda, seus rendimentos não serão mais do que 35% daqueles do homem branco.

No Brasil, foram entrevistadas 10 mil pessoas entre 18 e 64 anos de idade, de todas as regiões do país. Comparando os resultados daqui com aqueles dos demais países, o Brasil se destaca como o de maior número de empreendedores relativamente à população, com 26,7%. Fica oito pontos à frente da China, segunda colocada, que tem uma taxa de empreendedores de 18,7% entre seus 1,4 bilhão de habitantes.

Outra pesquisa realizada pela Serasa Experian mostra que cerca de 43% dos donos de empresas no Brasil são mulheres e 70% delas atuam com empresas de pequeno e médio porte.

Ceme

O Conselho Estadual da Mulher Empresária – Ceme é o braço feminino da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC.  Formado pelos Núcleos das Mulheres Empresárias de todo o estado, o CEME reúne hoje 53 núcleos que movimentam cerca de 1 mil mulheres empreendedoras.

O maior organismo representativo da classe empresarial feminina atua de forma intensa em todas as regiões do estado, fomenta o desenvolvimento pessoal e profissional, assim como a geração de negócios entre os diversos setores representados pelas participantes de núcleos de mulheres.

Para fazer parte de um núcleo da mulher empresária, a mulher deve procurar a associação empresarial da sua cidade. Basta se associar e participar das reuniões que acontecem periodicamente. Podem participar mulheres empresárias, profissionais liberais, líderes de empresas e empreendedoras.

Serviço:

Evento: Empreender Mulher Catarinense

Data: 15/8

Local: Alesc – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img