19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Empresários africanos buscam experiências catarinenses

spot_img

Empresários africanos buscam experiências catarinenses

spot_imgspot_img

Visita acontece nesta sexta-feira. Entre os dias 19 e 27/2 empresários catarinenses trabalham em Moçambique

A África é um continente que tem muitas semelhanças com o Brasil. Começando pelo clima e passando pela história de colonização, muitas são as características do continente africano que se espelham nas terras tupiniquins. É por conta dessas características que aproximam Brasil, África do Sul e Moçambique, que uma experiência que deu certo em Santa Catarina começa a ser aplicada nos dois países. O Programa Empreender, desenvolvido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, que visa o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, será apresentado nesta sexta-feira, 20/2, na sede da FACISC a quatro empresários sul-africanos, às 9h.

A delegação da Small Enterprise Development Agency – Seda, entidade de apoio às micro e pequenas empresas da África do Sul, cuja forma de funcionamento se assemelha a do Sebrae no Brasil, vem à Santa Catarina a convite da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do Sebrae Nacional. A Seda é a parceira da CACB e Sebrae, no desenvolvimento do programa Empreender na África do Sul. Segundo o coordenador do Empreender Nacional pela CACB, Carlos Rezende, o principal objetivo da visita, além de estreitar as relações com a entidade, é apresentar o funcionamento do Empreender no Brasil e os projetos do Sebrae envolvidos ou a serem desenvolvidos na cooperação com a Seda. A programação prevê visitas aos estados de São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Santa Catarina.

Paralelo a isso, o empresário catarinense Armindo Lunardelli e o coordenador estadual do Programa Empreender da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Osmar Vicentim, participam do dia 19 ao dia 27 de fevereiro de uma missão empresarial com destino à África. Os dois partem para a cidade de Nampula em Moçambique. O objetivo da missão é levar informações e trocar experiências com empresários ligados à Associação Empresarial de Nampula, que está implantando o Programa Empreender.

Para o presidente da FACISC, Luiz Carlos Furtado Neves, o Empreender representa na prática o que é o associativismo. “Através dos núcleos setoriais as empresas tem acesso a informação, atuam lado-a-lado dos seus concorrentes num ambiente favorável ao crescimento, trocam idéias, realizam compras em conjunto, enfim, promovem uma série de ações que comprovam a importância de atuar no meio associativista”.

Programa Empreender
O Empreender é desenvolvido através de encontros periódicos que acontecem dentro das associações empresariais, comerciais e industriais (ACIs). Os empresários se reúnem em grupos de trabalho, os núcleos setoriais, de acordo com a sua atividade. Eles discutem problemas e buscam soluções comuns. Durante as reuniões eles contam com a orientação de um moderador/consultor que os auxilia na identificação de problemas, de necessidades, na troca de informações e experiências e na busca de soluções em conjunto. O objetivo deste trabalho é contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, promover o associativismo e o desenvolvimento do negócio através de iniciativas empreendedoras.

Santa Catarina foi o berço do Programa que hoje ganha o mundo. Atualmente participam mais de 5,2 mil micro e pequenas empresas catarinenses ligadas a 353 núcleos setoriais que abrangem 68 segmentos diferentes da economia. Lunardelli repassará informações sobre avicultura e Vicentim na formação e condução de núcleos setoriais. Este Programa nasceu em Santa Catarina em 1991 e hoje está em todo o Brasil e até no exterior em países como Moçambique, Chile, Colômbia, México.

Participam da delegação:
• Sra. Hlonela Lupuwana – CEO da SEDA
• Sra. Jackie Ntshingila – Provincial Manager – Free State
• Sr. Lindani Dhlomo – Provincial Manager – Kwazuku – Natal
• Sr. Robert Buys – Senior Manager Special Operations
• Sr. Andreas Dohle – Consultor do Empreender Internacional na CACB
• Sr. Carlos Rezende – Coordenador Nacional do Empreender – CACB

Visita de comitiva de empresários da África do Sul
Quando: 20/02/2009 às 9h
Onde: Sede da FACISC – Rua Crispim Mira, 319, Centro – Fpolis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img