26.6 C
fpolis
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Encontro com médicos aborda o tratamento com imunobiológicos biossimilares em Florianópolis

spot_img

Encontro com médicos aborda o tratamento com imunobiológicos biossimilares em Florianópolis

spot_imgspot_img

A linha de cuidado e as melhores práticas clínicas foram temas de encontro com médicos cooperados da Unimed Grande Florianópolis, que abordaram o “uso de medicamentos imunobiológicos biossimilares” no tratamento de pacientes que convivem com doenças autoimunes. 

O evento foi promovido pela diretoria da cooperativa médica, ocasião em que o palestrante, Dr. Valderilio Azevedo, médico reumatologista, phD, professor da UFPR, autoridade científica de renome nacional e internacional em biossimilares, ressaltou a importância dos imunobiológicos biossimilares como alternativa eficaz e segura para tratar doenças autoimunes. Segundo o Dr. Azevedo, espaços específicos para a manipulação e aplicação de medicamentos, como os centros de infusão, contribuem para a efetividade do tratamento e para o bem-estar e segurança do paciente, evitando internações hospitalares.

Centro de Infusão no Hospital Unimed

Em 2023, o Hospital Unimed inaugurou o UGF Centro de Infusão, um local onde os medicamentos são administrados de forma endovenosa ou subcutânea, ou seja, direto na veia. Toda estrutura do espaço foi pensada para acolher os pacientes com conforto, segurança e privacidade, de modo que cada box de infusão é individualizado, com espaço para acompanhante e suporte assistencial conduzido por médicos, enfermeiros e farmacêuticos. “O UGF Centro de Infusão é mais um passo importante em direção ao cuidado adequado dos nossos pacientes”, lembrou o presidente da cooperativa médica Dr. Jalmir Rogério Aust. O UGF Centro de Infusão está localizado na Torre Serviços de Saúde, anexa ao Hospital Unimed, em São José.

Você sabia? 

Desenvolvidos a partir da biologia molecular, os imunobiológicos são capazes de atuar nos lugares específicos das vias imunológicas e inflamatórias de diversas doenças, principalmente as de caráter autoimune. Assim, esses medicamentos podem substituir as altas doses de corticoides presentes em alguns medicamentos para doenças imunobiológicas. Ou seja, são capazes de eliminar ou impedir o desenvolvimento de células anormais, o que melhora consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.

Dentre as doenças autoimunes, estão a artrite reumatoide, psoríase, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, artrite idiopática juvenil, lúpus eritematoso sistêmico, doença inflamatória intestinal, esclerose múltipla, urticária e asma.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais