17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Encontro de Candidatos promovido pela ADVB/SC em Florianópolis

spot_img

Encontro de Candidatos promovido pela ADVB/SC em Florianópolis

spot_imgspot_img

Candidatos ao governo de SC apontam, durante Encontro de Candidatos promovido pela ADVB/SC, que investir em novos empreendimentos é uma das prioridades

Raimundo Colombo (DEM), Ideli Salvatti (PT) e Ângela Amin (PP) foram unânimes ao afirmar que o governo deve apoiar novos empresários, como forma de estimular o empreendedorismo em Santa Catarina. As apresentações aconteceram na tarde desta segunda-feira, dia 30 de agosto, no Hotel Mercure, em Florianópolis.

Os três candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina que estão à frente nas pesquisas eleitorais, segundo o Instituto Mapa, Raimundo Colombo (DEM), Ideli Salvatti (PT) e Ângela Amin (PP), apresentaram nesta ordem suas propostas e projetos para os próximos quatro anos de governo no Encontro com Candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina, promovido pela ADVB/SC, na tarde desta segunda-feira, dia 30 de agosto, no Hotel Mercure, em Florianópolis.

A presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares recepcionou os convidados e deu início ao evento, às 14h, destacando a importância do envolvimento empresarial e político para o progresso de Santa Catarina. “Somos sim apartidários, mas não apolíticos. Sabemos que as classes política e empresarial precisam manter um contato mais próximo, um relacionamento mais amistoso, a fim de que seja possível unir os trabalhos em prol de um mesmo objetivo: tornar o nosso Estado um lugar melhor para os negócios e para o crescimento sustentável”, defendeu. A presidente da ADVB afirmou ainda que o evento é uma contribuição da ADVB/SC ao desenvolvimento político, visando o incremento dos setores econômicos do Estado. “Esta é uma ação aliada a um dos pilares que sustentam a nossa entidade, a representatividade”, concluiu Maria Carolina Linhares.

Raimundo Colombo (DEM) iniciou a sua apresentação se comprometendo a ser o governador da produção. “Eu quero ajudar o pequeno empreendedor a manter o seu negócio. O índice de fechamento de pequenas e micro empresas ainda no primeiro ano de vida é muito alto. Quero reduzir os juros para esses pequenos empresários e estimular o empreendedorismo”, garantiu. Para isso, o candidato pretende fazer valer para todo o Estado o programa Juro Zero, projeto implantado quando foi prefeito de Lages, no qual a prefeitura disponibilizava, através de uma linha de crédito federal, empréstimos com os juros pagos pela própria prefeitura. “Com essa medida podemos dar oportunidade ao empreendedorismo sem contratar uma única pessoa a mais, apenas com a ajuda da lei”, comentou.

O candidato que prometeu ser mais prefeito do que governador vai atuar junto com as prefeituras, a fim de que possa saber a necessidade de cada uma delas, além de dar continuidade à política de descentralização. Raimundo também quer colocar em prática o slogan de sua campanha “As pessoas em primeiro lugar” através de investimentos na qualificação da mão de obra, saúde e incentivo ao ensino técnico. “Um dos meus maiores desafios é fazer com que a população volte a acreditar na política. Quero fazer com que a política volte a ter credibilidade e assuma os seus compromissos junto à população catarinense”, concluiu.

Segunda a se apresentar, a candidata Ideli Salvatti (PT) parabenizou a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares por ter sido a primeira mulher, em 25 anos de história, a assumir a presidência da entidade e afirmou que este é o ano das mulheres. A candidata do PT iniciou a sua apresentação dando destaque para a importância do Governo Estadual e Federal atuarem na mesma direção e se comprometeu a aliar os movimentos sociais ao empreendedorismo, com o objetivo de gerar novos negócios para o Estado. “Quero atuar como um indutor do crescimento. O Estado precisa disso para criar novas oportunidades”, defendeu. Com relação à educação, Ideli avaliou que desde o fim dos anos 80 as demandas são as mesmas, pisos salariais mais justos para os professores, criação de escolas profissionalizantes e a construção de campus universitários bem estruturados em todas as regiões do Estado. “Vamos lutar para resolver esses problemas que tem se arrastado por décadas”, assinalou.

A candidata do PT prometeu, ainda, potencializar a cadeia produtiva para exploração de petróleo e gás, como forma de trazer mais investimentos técnicos para o Estado. “É isso que vai alavancar o crescimento. Quero ser a grande articuladora dessa cadeira produtiva frente ao potencial que possuímos”, revelou. Ainda, de acordo com Ideli, o crescimento do Estado depende de um impulso aliado a ousadia e liderança. “É preciso ter a capacidade de liderar projetos como esse para fazer com que as coisas aconteçam”, finalizou.

Ângela Amin (PP), última candidata a se apresentar, também defendeu a intensificação de crédito aos micro e pequenos empresários, como forma de alavancar o empreendedorismo no Estado, através do microcrédito e a criação de uma secretaria para o segmento. Com relação ao turismo a candidata pretende investir em novas rotas turísticas com destaque para eventos, gastronomia, religião, cultura e esporte, como forma de reduzir a sazonalidade, além de investir em infraestrutura. “Tenho como prioridade a finalização das obras nas rodovias e recuperação das demais, além de dar uma atenção especial aos aeroportos, não só o da Capital, mas todos eles”, ressaltou.

A candidata afirmou, ainda, que a saúde e a segurança são as suas maiores prioridades e tem como objetivo primordial a criação de UPAS (unidades de pronto atendimento) em parceria com os municípios, como forma de desafogar os grandes hospitais. “Se a população tiver o seu problema de baixa e média complexidade resolvido nos postos de saúde, podemos facilmente atender melhor e com mais qualidade os paciente de alta complexidade nos hospitais”, defendeu. Com relação à segurança prometeu instalar módulos móveis nos bairros que vão funcionar como uma espécie de polícia comunitária. A realização de parcerias para criação de novos cursos profissionalizantes, a luta pelo piso salarial do professor e qualificação profissional, além do financiamento do esporte e investimento em infraestrutura para que os valores esportivos sejam captados também são propostas da candidata.

Todas as propostas apresentadas durante o Encontro com Candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina foram registradas pela ADVB/SC em uma carta de intenções. O documento servirá como uma ferramenta de acompanhamento das ações do candidato eleito para saber se as promessas feitas em campanha realmente foram cumpridas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img