23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Entidades apresentam propostas para nova Política Hospitalar Catarinense

spot_img

Entidades apresentam propostas para nova Política Hospitalar Catarinense

spot_imgspot_img

Diretores dos Hospitais Filantrópicos associados a AHESC e FEHOSC e o presidente da Frente Parlamentar da Saúde Catarinense, deputado Zé Milton estiveram reunidos com o secretário de Saúde, André Motta apresentando as propostas das Instituições para o aprimoramento da Política Hospitalar Catarinense.  

Dentre as propostas, elencadas nas reuniões, coordenadas pelos presidentes da AHESC Altamiro Bittencourt e da FEHOSC Irmã Neusa,  estão a inclusão dos 34 Hospitais que ficaram fora da Política Hospitalar Catarinense – PHC, cooperação técnica para aproveitamento dos Hospitais de Porte I, II e III quanto a saúde mental, o aproveitamento das Instituições com até 30 leitos como Hospital Local, dentre outras.  

Sobre as classificações sobre o Porte dos Hospitais os Filantrópicos sugeriram uma reflexão levando como base o perfil assistencial dos estabelecimentos: Hospital de Clinicas Básicas, Geral, Especializado, de Urgência, Universitário e de Ensino e Pesquisa. Bem como, o nível de complexidade das atividades e o papel do estabelecimento na Rede de Serviços de Saúde.  

Segundo André Motta a ideia é levar o debate para os técnicos da SES e da AHESC e FEHOSC para que até final de agosto esteja concluída a nova Política Hospitalar Catarinense. “Queremos concluir essa etapa, evoluirmos a Política Hospitalar e em outubro já estarmos com os Hospitais contratualizados, de forma a atender à necessidade local e d região, para garantir o melhor para população”, comentou o secretário ao informar que boa parte das sugestões serão levadas as novas diretrizes da PHC.  

A previsão é de que a nova PHC terá mais de R$ 300 milhões a serem distribuídos seguindo os critérios técnicos. “Quando colocamos a emenda na LDO em 2018, tínhamos como objetivo redistribuir os recursos de forma técnica. O Governo entendeu e em 2019 implantou a Política Hospitalar, marcando um avanço em nossa Saúde”, comentou o líder do Governo Zé Milton argumentando que o debate para a nova PHC demonstra o desejo do Estado de aprimorá-la ouvindo o os Hospitais que são a porta de entrada da população ao SUS.  

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img