18.7 C
fpolis
terça-feira, maio 28, 2024
Cinesystem

Entre as maiores corridas de rua do Brasil, Maratona de Floripa entra na reta final de inscrições

spot_img

Entre as maiores corridas de rua do Brasil, Maratona de Floripa entra na reta final de inscrições

spot_imgspot_img

Maratona Internacional de Floripa acontece nos dias 25, 26 e 27 de agosto com corridas de 5 km, 21 km e 42 km – Foto: Guilherme Spengler/Grupo STC

Florianópolis, 2 de agosto de 2023 – Uma das maiores corridas de rua do Brasil, a Maratona Internacional de Floripa 2023 entra na reta final do período de inscrições. A expectativa é que nos dias 25, 26 e 27 de agosto mais de 15 mil atletas participem das corridas de 5 km, 21 km e 42 km pela capital de Santa Catarina. Estão confirmados corredores de todos os estados do país e de mais 20 países do exterior.

As inscrições para todas as distâncias estão abertas e devem ser feitas no site bit.ly/mif2023. No último lote, as vagas ficam disponíveis somente até o dia 7 de agosto.

Esta será a quinta edição do maior evento esportivo de Santa Catarina e está entre as maiores maratonas do Brasil. Em 2023, a Maratona de Floripa vai contar com a maior quantidade de atletas de sua história, iniciada em 2017. Isso porque a corrida de rua ganhou novo formato para receber mais corredores. Pela primeira vez, cada prova é realizada em um dia específico.

A ação começa na noite da sexta-feira do dia 25 de agosto, com a primeira corrida noturna da Maratona Internacional de Floripa. A prova de 5 km tem formato inédito, com percurso inteiro pela Beira-Mar Continental. A largada está prevista para as 19h, logo após ao cair da noite na Ilha da Magia. No dia seguinte, sábado, é a vez dos 21,095 km da meia maratona. A largada será nos primeiros instantes da manhã de 26 de agosto e maior parte do trajeto pela Beira-Mar Norte.

A prova principal, com maior quantidade de participantes de outros estados e também do exterior, é a maratona. Os 42,195 km passam por Beira-Mar Norte, Beira-Mar Continental, Via Expressa Sul e trechos sobre as pontes que ligam a ilha de Florianópolis ao continente. Além disso, a prova integra o Desafio Floripa, outra novidade da edição de 2023. Já com as todas as vagas esgotadas, os atletas participam das provas de 21 km e 42 km, somando 63 km por Florianópolis em dois dias seguidos.

“A cada edição a Maratona Internacional de Floripa oferece novidades que enriquecem a experiência dos atletas. A divisão das provas em diferentes dias permite o Desafio Floripa, que congrega a meia maratona e a maratona aos mais resistentes, por exemplo. Este ano, ainda, teremos a primeira corrida noturna da história do evento. A corrida de 5 km foi criada especialmente aos esportistas da Grande Florianópolis, com uma distância menor para abraçar tanto corredores experientes quanto os que desejam apenas participar de uma grande corrida de rua do calendário brasileiro”, afirma Anderson Tonon, diretor do Grupo STC, responsável pela organização e realização da Maratona de Floripa 2023.

Expo da Maratona

Outra grande novidade da edição deste ano será a realização da primeira Expo da Maratona Internacional de Floripa. A retirada de kit pelos atletas ganha um evento que abre a programação da corrida de rua. Dois dias antes do início da primeira largada, será aberta a Casa da Maratona. A área temática será montada no Pátio Milano, espaço de gastronomia, serviços e lazer na região central de Florianópolis.

Além de seus kits, os corredores vão encontrar uma feira com mais de 20 expositores com as últimas novidades do segmento, bem como diferentes operações de lazer e gastronomia. A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas passem pela Expo da Maratona de Floripa nos quatro dias de funcionamento, com abertura em 23 de agosto.

Maior corrida de Santa Catarina

A Maratona Internacional de Floripa é a maior corrida de rua de Santa Catarina não apenas pela extensão da prova principal, com percurso aferido de 42.195 metros. Nenhum outro evento de corrida realizado no estado nos últimos anos atraiu tantos corredores. Na última edição, em 2022, mais de 14 mil atletas correram pelas ruas da cidade. Para este ano, a expectativa é superar a marca dos 15 mil participantes, considerando as provas nas três diferentes distâncias. Estão confirmados atletas de todos os estados do Brasil e de mais de 20 países, com corredores da África, Américas do Sul, Central e do Norte, Ásia e Europa.

Desde sua primeira edição em 2017, a Maratona Internacional de Floripa tem conquistado cada vez mais adeptos. Na estreia do evento, a participação foi superior aos 6 mil atletas. Ao longo dos anos, o número de inscritos só tem crescido. Em 2018, foram 8,6 mil corredores, e no ano seguinte, a marca ultrapassou a casa dos 10 mil. Mesmo com uma pausa de dois anos devido à pandemia, a Maratona de Floripa continua a maior corrida em Florianópolis e em Santa Catarina, além de figurar entre as maiores do Brasil.

A Maratona Internacional de Floripa 2023 tem apoio de Dobro, Pátio Milano, Casan e Granado, conta com o apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, do Governo de Santa Catarina, ATC-SC e Abraceo (Associação dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor) e é homologada pela Federação Catarinense de Atletismo. A organização do evento tem a assinatura do Grupo STC.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img