20.4 C
fpolis
quarta-feira, dezembro 8, 2021
cinesytem

Epagri abre as portas para a população de Florianópolis nestes dias 19 e 20 para comemorar seus 30 anos

spot_imgspot_img

Epagri abre as portas para a população de Florianópolis nestes dias 19 e 20 para comemorar seus 30 anos

spot_img

As comemorações dos 30 anos de fundação da Epagri chegam a Florianópolis nos dias 18, 19 e 20 de novembro. Estão programados uma sessão solene na Assembleia Legislativa e um grande evento festivo para receber a população da capital e arredores.

Nos dias 19 e 20, das 9h às 16h, acontece o Epagri de Porteira Aberta, evento festivo que visa apresentar um pouco do trabalho da Empresa para a população da capital. A festa será no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis, que fica no bairro Itacorubi, entre o CCA e o Jardim Botânico. Os visitantes poderão estacionar gratuitamente no local.

Além de mostra dos trabalhos da Empresa, o Epagri de Porteira Aberta vai contar com uma feira da agricultura familiar, onde moradores da capital poderão comprar, diretamente do produtor, hortaliças, morango, pescados, pão de milho, cucas, bolachas, panificados sem glúten, mel, cogumelos, polpa de frutas, farinha de mandioca, entre outros produtos.

A programação do Epagri de Porteira Aberta se completa com a troca de semente mudas, venda de artesanatos, premiação do concurso de fotos e desenhos Caminho da Mata Atlântica, entre outras atrações. “Nosso objetivo é apresentar para a população urbana de Florianópolis o trabalho que realizamos na região com agricultores, pescadores e maricultores”, explica Adriana Tomazi Alves, gerente regional da Epagri em Florianópolis.

A primeira edição do Epagri de Porteira Aberta aconteceu em 20 novembro de 2019, nas comemorações dos 28 anos da Empresa. “Naquela ocasião já tivemos muito sucesso e recebemos muitos visitantes da comunidade. Nosso objetivo agora é aumentar a interação da Epagri com os moradores e trabalhadores do entorno, por isso reforço o convite para que todos compareçam e tragam suas famílias”, destaca Adriana.

Sessão solene

No dia 18 de novembro, às 19h, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza sessão especial de comemoração dos 30 anos da Epagri. A sessão foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer, que é funcionário de carreira da Empresa, e vai contar com homenagens a trabalhadores da Epagri, um jovem agricultor, uma família agricultora, uma entidade parceira, um ex-presidente da Empresa e os pioneiros da pesquisa agropecuária e da extensão rural em Santa Catarina.

“Nosso desejo seria agradecer a cada um e cada uma que colaborou para o sucesso da Epagri nestes 30 anos de história. Mas, diante da impossibilidade, a Assembleia escolheu algumas pessoas que possam representar nossa gratidão coletiva”, explica Edilene Steinwandter, presidente da Epagri.

30 anos da Epagri

Em 20 de novembro de 1991 o Estado uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando experiências em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor. De lá para cá, a Epagri se firmou junto à sociedade como uma empresa confiável e eficiente, sempre ao lado dos catarinenses. Para marcar seus 30 anos a Empresa organizou um calendário comemorativo com eventos que acontecem por toda Santa Catarina até dezembro.

A Epagri está presente em todos os municípios de Santa Catarina, que podem contar com o serviço de pelo menos um extensionista rural. Dispõe de 13 unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. A estrutura da Empresa conta ainda com 13 Centros de Treinamento, também espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais.

O sucesso de Santa Catarina no agronegócio é um dos reflexos do bom trabalho desenvolvido pela Epagri ao longo de seus 30 anos de história. Em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado catarinense alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$40,9 bilhões. No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%.

Santa Catarina é hoje o maior exportador de suínos e o segundo maior de frangos do Brasil. Somos o maior produtor de cebola, ostra, maçã e carne suína do país; o segundo maior produtor de arroz, carne de frango, palmito, pitaia e pera; terceiro de alho, erva-mate, maracujá e pêssego e quarto de uvas. Tudo isso numa área que ocupa apenas 1,13% do território nacional.

Serviço

O que: comemorações em Florianópolis dos 30 anos de fundação da Epagri
Sessão solene na Alesc: dia 18/11, às 19h
Epagri de Porteira Aberta: dias 19 e 20/11, das 9h às 16h, no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis. Rod. Admar Gonzaga, 1188, Bairro Itacorubi, entre o CCA e o Jardim Botânico. Estacionamento gratuito no local.

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img

Leia mais