20.4 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Escola Livre de Música divulga selecionados para o curso gratuito em Florianópolis

spot_img

Escola Livre de Música divulga selecionados para o curso gratuito em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Escola Livre de Música de Florianópolis recebeu 464 inscrições para o processo de seleção de vagas para 2014. A lista com os nomes dos candidatos aprovados para as turmas de musicalização infantojuvenil e adulto pode ser conferida aqui. As informações são da Secretaria de Comunicação da Capital. 

As outras vagas serão definidas após a etapa de avaliação para as turmas de instrumentos, que iniciou ontem e prossegue nesta terça-feira (25) até 18h30. Ao todo, são oferecidas 126 vagas em cursos gratuitos de música para pessoas a partir de 6 anos. As aulas iniciam no dia 10 de março.

Nos cursos de musicalização infantojuvenil e adulto, a composição das turmas já está definida. Foram aprovados 70 candidatos entre 306 inscritos para os períodos matutino, vespertino ou noturno. Sem conhecimento musical ou em fase inicial de aprendizado, os alunos selecionados serão inseridos em seis turmas classificadas nas faixas etárias de 6 a 9 anos; 10 a 12 anos; 13 a 18 anos; e 19 a 60 anos.

Para garantir a vaga, os aprovados no processo de seleção devem se matricular nos dias 6 e 7 de março, das 13h às 18h. O candidato que não comparecer no dia marcado ou não apresentar a documentação exigida no edital será desclassificado. Nesse caso, será chamado o suplente seguindo a ordem de seleção.

Cursos de Instrumentos

Dos 464 inscritos para a Escola Livre de Música, 158 candidatos com idade acima de 13 anos, participam da etapa seletiva para os cursos de instrumentos. Na segunda-feira (24), primeiro dia de avaliação, foram ouvidos os pretendentes a vagas em turmas de guitarra, violão, percussão e canto. Nesta terça (25), das 8h às 18h30, é a vez dos inscritos para os cursos de violino, viola, saxofone e flauta, além de serem atendidos candidatos para turmas de canto, guitarra e violão.

Durante a avaliação, os inscritos executam uma peça musical de livre escolha e participam de uma entrevista na qual são analisados o perfil do candidato e os conhecimentos musicais, com vistas a um nivelamento de turmas. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 27 de fevereiro, no sítio eletrônico da Fundação Franklin Cascaes e no mural da Escola Livre de Música.

Mais vagas em 2014

Criado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o projeto Escola Livre de Música de Florianópolis visa à formação de músicos e à criação de orquestras, bandas e grupos eruditos e populares. A iniciativa pretende contribuir para o desenvolvimento e profissionalização do mercado musical em Florianópolis, despertando competências, habilidades e senso estético na área musical e incentivando o gosto pela música.

Patrocinado pela Tractebel Energia, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), o projeto de educação musical teve início no segundo semestre de 2013, em núcleos implantados no Campeche (Fundação Cultural Simpozio), Balneário Açores (Casa de Cultura Açores), e Ribeirão da Ilha (Sociedade Musical e Recreativa Lapa), mantidos em parceria com entidades conveniadas.

Nesse período, foram realizados 22 cursos gratuitos, atendendo 233 alunos a partir de 6 anos. Com a estruturação do núcleo da Escola Livre de Música no Centro, no prédio da Escola Silveira de Souza, a expectativa é ampliar ainda mais o atendimento por meio de parcerias com entidades culturais e comunitárias. Além disso, estão sendo selecionados profissionais para atuar no projeto, viabilizando a criação de mais cursos gratuitos e novas turmas em 2014.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img