26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Escola Dinâmica participa do Programa Reóleo da ACIF

spot_img

Escola Dinâmica participa do Programa Reóleo da ACIF

spot_imgspot_img

E convida pais e alunos a colaborarem com o recolhimento do óleo de cozinha usado

A Escola Dinâmica, dentre as atividades destinadas a promover a Educação Ambiental e fazer a sua parte em relação à preservação do meio ambiente, participa do Projeto Reóleo, promovido pela ACIF.

Juntamente com outras empresas e Instituições, a Dinâmica é um dos pontos de coleta de óleo usado da comunidade. O óleo recolhido é encaminhado ao Reóleo, onde é reciclado e transformado em subprodutos para uso doméstico.

Convida a todos – pais, alunos, professores e funcionários – a fazer parte deste esforço de recolher e encaminhar o óleo para a Escola Dinâmica.

Conheça por dentro como funciona o Reóleo, os danos causados pelo óleo usado de cozinha despejado nas pias de nossas casas e empresas, bem como os prejuízos causados pelo uso do óleo quente no cozimento de alimentos para consumo humano.

O reóleo

O Programa Acif de Reciclagem do Óleo de Cozinha – REÓLEO® – nasceu em 1998 de uma iniciativa da instituição, para a destinação adequada dos resíduos de óleo vegetal dos restaurantes de Florianópolis. A solução encontrada para a destinação deste resíduo surgiu através de uma parceria firmada com uma empresa especializada em reciclagem de óleo de cozinha saturado para fabricação de sabão e produtos de higiene. No ínicio, o programa atendia somente sete estabelecimentos da região da Lagoa da Conceição.

Em 2002, buscando uma maior adesão dos restaurantes, foi implantado o projeto de educação ambiental na região da Bacia da Lagoa da Conceição. O projeto envolveu seis escolas, com alunos de 1º a 8º séries, da região. O projeto contemplou também um concurso para criação de uma placa símbolo (Figura 1) que culminou em um retorno de 600 desenhos, esta placa foi distribuída entre os restaurantes que participavam do projeto na época. O objetivo do trabalho com as escolas da região era de tornar o programa mais simpático aos donos de restaurantes, uma vez que muitos dos alunos das escolas envolvidas no projeto eram filhos de donos de restaurantes. O resultado foi um aumento significativo no número de participantes, o projeto passou a coletar cerca de três mil litros de óleo saturado em 70 pontos entre bares, hotéis, restaurantes e similares.

No ano de 2003, a coleta de óleo foi estendida para Canasvieiras, Trindade e Ingleses, bairros geradores de grande quantidade deste resíduo, atingindo cerca de 160 estabelecimentos. Neste ano, o projeto de educação ambiental e o concurso para criação da placa símbolo também foram ampliados para estas regiões, atendendo 20 escolas e resultando na segunda placa do projeto.

Em 2005, o projeto foi ampliado para o Centro, chegando a atender 200 estabelecimentos entre Lagoa da Conceição, Trindade, Centro e Norte da Ilha. O trabalho desenvolvido pela Acif durante estes sete anos rendeu à entidade uma Menção Honrosa no Prêmio Racine de 2005, sendo reconhecido em nível nacional.Para a terceira edição do projeto de educação ambiental, que atendeu 17 escolas e aproximadamente 5000 crianças, foi criado o personagem Óleo-lho e o projeto foi apresentado na forma de um teatro de bonecos com a peça “Óleo-lho tas tolo”. As crianças também receberam um gibi para colorir com a história do Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha.

Em 2006, o programa foi registrado com o nome de REÓLEO® e ganhou um logotipo próprio. Uma nova empresa tornou-se parceira da Acif na coleta de óleo. A paranaense Ambiental Santos é a nova responsável pela reciclagem de óleo.

Saiba mais sobre a Escola Dinâmica

www.escoladinamica.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img