26.9 C
fpolis
quarta-feira, maio 1, 2024
Cinesystem

Escola Laura Flores abre aulas de ballet para crianças

spot_img

Escola Laura Flores abre aulas de ballet para crianças

spot_imgspot_img

Desde o renascentismo, ballet é uma das atividades mais procuradas pelos pais que buscam o aperfeiçoamento psicológico, físico, cultural e emocional dos filhos

A grande maioria das mães busca o ballet para cuidar da postura e da delicadeza das meninas, porém, essa não é uma atividade feminina somente. A prática de ballet vai muito além disso, a forma de dança pode ser uma grande aliada ao preparar os pequenos para a fase adulta, pois trabalha, constantemente, a parte lúdica, psicológica, física, cultural e emocional das crianças.

Genilson Geraldo, professor da escola Laura Flores e bailarino profissional, acredita que é exatamente a infância o melhor momento para dar início aos treinos, afinal “é mais difícil para um adulto que nunca praticou a dança, porque o ballet exige muito do físico, que, nas crianças, é mais flexível, sendo fácil alcançar os objetivos dos movimentos”.

Ele comanda as aulas das novas turmas de Ballet, cujas modalidades são infantil e clássico e destinada para pessoas a partir dos 5 anos. As aulas abrangem dançarinos experientes e novatos, cujo objetivo é formar novos profissionais enfoque na prática e contextualização teórica.

Além do preparo físico que promove nas crianças (facilitando a perda de peso, melhorando o condicionamento físico e modelando o corpo), o ballet também cuida bem da psicomotricidade e parte ortopédica, estimulando a coordenação motora e a concentração. Nas meninas, prepara e modela o abdômen para as grandes mudanças que essa região sofre na fase adulta (gravidez, por exemplo).

Qual o melhor momento para começar? De acordo com Geraldo, “para a criança é melhor que, no início, as aulas sejam ministradas duas vezes por semana, para que a linguagem corporal seja gravada através da repetição de exercícios”. Quando a criança é muito nova ela irá apenas preparar o corpo para quando ficar mais velha, quando começará a compreender melhor as técnicas e poderá executar os movimentos com maior precisão, já que não agirá mais de maneira apenas mecânica. Portanto não há idade exata para iniciar as aulas. “O mais importante é que a criança tenha vontade de aprender e, mais que tudo, divirta-se, porque o desinteresse pode causar frustrações, diz.

Com raízes na Itália Renascentista, o ballet teve sua origem no teatro, conhecido como pantomimas. Nele os atores passavam a maior parte do espetáculo improvisando as histórias, sem falas, apenas com expressões faciais e corporais. O termo vem do italiano ballare, que significa bailar, dançar.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img