23 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Escolas de Florianópolis recebem espetáculo teatral sobre cultura e lendas da ilha de Santa Catarina

spot_img

Escolas de Florianópolis recebem espetáculo teatral sobre cultura e lendas da ilha de Santa Catarina

spot_imgspot_img

Livro sobre a capital vira peça de teatro com apresentações gratuitas em escolas municipais de quatro cidades catarinenses

É na escola que muitas pessoas têm o primeiro contato com atividades culturais, entre elas o teatro. Pensando nisso, crianças de 6 a 10 anos do ensino fundamental de escolas municipais são as convidadas do espetáculo infantil O Sumiço da Tainha de Ouro – Causos e Contos, apresentado pelo Coletivo Mar Cultural em parceria com o Meu Boizinho. A peça de teatro será apresentada nesta quinta-feira, 31, na EB Herondina Medeiros Zeferino e na sexta-feira, 1, na EBM Neusa Paula Silveira em duas sessões cada. O espetáculo já foi apresentado em Balneário Camboriú e São José e encerra a primeira turnê em Tijucas na segunda e terça-feira, 4 e 5 de setembro.

No espetáculo duas brincantes convidam o público a conhecer a cultura e as lendas da cidade de Florianópolis inspiradas pela tradição do Boi de Mamão e da cultura popular. O sumiço de um precioso amuleto em formato de tainha leva a menina Moreninha a percorrer a cidade para descobrir o que houve com o presente dado pela avó e que envolve muitos segredos. Em cena estão bonecos mamulengos com as personagens do Meu Boizinho – projeto que resgata a cultura da Ilha em diversos formatos. Nesta montagem, Bebel, Mamão, Bacuri, Didico, Fran e Cotinha tentam ajudar a menina Moreninha a encontrar o objeto encantado desaparecido nos mistérios da Ilha da Magia. Duas contadoras de histórias, musicistas e brincantes guiam a trajetória. E a pergunta que fica é: será que eles vão conseguir encontrar a tainha de ouro?

“Crianças gostam de mistério e ficam encantadas quando damos vida aos personagens. A turma do Meu Boizinho interage e apresenta um pouco da cultura e histórias de Florianópolis de uma forma lúdica e descontraída. Com a peça queremos aproximar as crianças das tradições catarinenses por meio de brincadeiras e da poesia que o teatro pode proporcionar”, destaca a diretora de produção do projeto, Raquel Stüpp.

O espetáculo conta com o patrocínio Da Magrinha, DVA e Eurotec Nutrition, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será apresentado em escolas de Florianópolis, São José, Tijucas e Balneário Camboriú entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro. Além do espetáculo, as escolas receberão exemplares do livro, assim como a secretaria de educação e bibliotecas municipais das cidades visitadas.

“Ver nosso livro se transformando em uma peça teatral e alcançando novas cidades catarinenses traz uma profunda alegria. Acredito na importância de democratizar o acesso à arte e à cultura, especialmente nas escolas, onde podemos tocar vidas e gerar transformações. Incluir recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, demonstra nosso compromisso com a diversidade. Cada novo projeto reforça nosso propósito de criar um legado cultural significativo e compartilhar sorrisos e emoções com todos os públicos, celebrando o sentimento de pertencimento da criança com os costumes e as tradições do local onde vivem”, afirma um dos autores do projeto Meu Boizinho, Bruno Pagani.

Acessibilidade
Para atender estudantes que tenham necessidades específicas e mais pessoas terem acesso ao conteúdo, o projeto disponibilizará uma versão em vídeo com narração e tradução em libras do livro O sumiço da tainha de ouro. O material será direcionado para unidades escolares e instituições que tenham público de pessoas surdas. As unidades e instituições que desejarem o acesso podem entrar em contato com o Coletivo Mar Cultural por meio do site ou das redes sociais.

Democratização de acesso
Para muitas pessoas, as experiências artísticas e culturais promovidas na escola serão as primeiras e talvez as únicas de toda uma vida, por isso a importância de levar arte e cultura para a escola, garantindo o acesso democrático e os direitos das pessoas. O público não precisa se deslocar, não precisa pagar pela experiência, ela é gratuita.
“Uma vez uma diretora de uma escola nos chamou em um canto e nos disse: ‘vocês têm noção da importância do trabalho de vocês? Sabiam que a peça de vocês vai ser o único motivo de sorrir no mês de muitas destas crianças?’ Nessa hora entendemos uma outra camada da importância desse acesso democrático à arte e cultura, que é o de promover cidadania, gerando saúde coletiva, afeto, acolhimento, pertencimento. Para as crianças que fazem parte da plateia, aquele momento é único e muitas vezes inesquecível, pode mudar a trajetória de uma vida ou a emoção de um dia, e isso é muito precioso, porque gera esse processo de transformação da realidade, pessoa a pessoa que é tocada pela arte”, finaliza a produtora executiva do espetáculo, Marina Monteiro.

Agenda de espetáculos

Balneário Camboriú
28/08 CEM Vereador Santa
29/08 CEM Ariribá

São José
30/08 Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores

Florianópolis
31/08 EB Herondina Medeiros Zeferino
01/09 EBM Neusa Paula Silveira

Tijucas
04/09 Escola Santa Terezinha
05/09 Escola Mercedes Júlia Adão

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e direção cênica: Aline Maciel
Assistente de Direção: Lieza Neves
Atrizes-brincantes: Bianca Ramos e Carina Scheibe
Canções originais: Aline Maciel, Bianca Ramos, Carina Scheibe e Lieza Neves
Figurinos e adereços: Adriana Bernardes
Cenários e bonecos: Carlos Eduardo Martins
Projeto gráfico: Cardápio Cartoon
Assessoria de imprensa: Edinéia Rauta
Produtora assistente: Nataly Delacour
Produção executiva: Marina Monteiro
Diretora de produção: Raquel Stüpp
Coordenação Artística: Coletivo Mar Cultural
www.coletivomarcultural.com
Instagram @coletivomarcultural

Redes do Meu Boizinho
www.instagram.com/meuboizinho
www.youtube.com/meuboizinho
www.meuboizinho.com.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img