24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Escolas particulares prontas para reabertura dia 03/08

spot_img

Escolas particulares prontas para reabertura dia 03/08

spot_imgspot_img

A expectativa é reiniciar as aulas presenciais em Santa Catarina no próximo dia 3.

No Distrito Federal as escolas vão reabrir dia 27 próximo, e em alguns estados também já foram definidos prazos. Aliás, no mundo inteiro, a grande maioria   dos   países   já retomou   as   aulas   presenciais, inicialmente pelas creches e ensino infantil. Assim foi, por exemplo, em Cingapura, Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Reino Unido, San Martin e Curaçao.  Na Holanda, a retomada foi do maternal até o 9º ano.  E, na Sérvia, para os pais que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os pequenos. E  isso está  acontecendo  dessa  forma,  pois já  restou  comprovado, estatisticamente,  e por estudos e pesquisas realizadas, que o novo coronavírus atinge proporcionalmente menos as crianças (abaixo dos 12 anos) do que outras faixas etárias e grupos de risco já identificados, até 3,5% dos infectados  pela doença  em todo o mundo.  Isso é fato.  Em um   estudo   publicado   pela   revista   científica Lancet, em   maio, que   pesquisou   a incidência do novo coronavírus em crianças, quatro morreram (0,69% da amostra de 582 indivíduos) e apenas 25 (4%) ainda estavam sintomáticos ou necessitando de suporte respiratório. 

CUIDADO

Crianças e adolescentes não estão imunes à doença. Por isso, as   escolas   particulares   de   Santa Catarina trabalharam, via Federação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (FENEP),   com   técnicos, especialistas e médicos para elaborar um protocolo de exigências, de combate à propagação do novo coronavírus, medidas de higienização e segurança, além de ações educativas para impedir a disseminação do novo coronavírus. 

A Associação Americana de Pediatria se manifestou sobre essa importante questão, afirmando   que “embora   muitas   questões   permaneçam, a   preponderância   de evidências indica que crianças e adolescentes têm menos probabilidade de serem sintomáticos e menos propensos a ter doença grave resultante da infecção por SARS-CoV-2. Além disso, é menos provável que as crianças sejam infectadas e espalhem a infecção.”

PRONTAS

No Brasil, o retorno das aulas presenciais em cada região depende de decisão dos governos locais. Em SC as escolas particulares estão prontas para reabrir, mas o mesmo não acontece, segundo o próprio governo, com as escolas governamentais (públicas). Fica a pergunta: se o segmento privado educacional está devidamente organizado e com protocolos seguros para o reinício, qual a razão científica pela qual até agora nada se decidiu a favor dos 450 mil alunos e suas famílias das 1.300 escolas particulares do Estado que já não sabem mais o que fazer diante dessa situação difícil? Por que permanecem fechadas?

Qual seria o critério técnico que para   que esse   universo   continue   a   ser   prejudicado   pela   pandemia   e   suas consequências? O próprio Conselho Nacional de Educação, em seu último parecer (CNE/CP  11/2020) aprovado por unanimidade, em 7 de julho, defende a volta da escola particular desatrelada da escola pública. “Atendida as condições de segurança, o setor privado pode voltar”, afirma a especialista em Educação, socióloga e conselheira Maria Helena Guimarães. “As escolas particulares estão investindo para que haja um retorno seguro, de forma gradual”. E com certeza as escolas estão investindo mesmo, para um retorno seguro, pois toda vida importa. Além disso, Maria Helena afirmou à imprensa que “há muitas escolas de educação infantil fechando e demitindo”.  Ela também rechaçou o falso argumento levantando como bandeira, como ocorreu em São Paulo, do “aumento da desigualdade” se os alunos da escola particular voltassem antes.  Para a conselheira do CNE essa desigualdade já existe há muito tempo, provocada   por anos anteriores de descaso, e o que é necessário seria investir em medidas para melhorar o ensino público. Fica claro que não há nenhum parecer técnico, científico, lógico, capaz de sustentar esse viés de manter a escola particular fechada. Alunos são alunos em qualquer escola, seja ela qual for:  pública ou particular.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img