24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Espaço Recicle de Coqueiros recolhe 90 toneladas de resíduos em um ano

spot_img

Espaço Recicle de Coqueiros recolhe 90 toneladas de resíduos em um ano

spot_imgspot_img

Nesta quarta-feira (23), o Espaço Recicle de Coqueiros completa um ano de atividades junto à comunidade da Grande Florianópolis. Nesse período, o resultado da mobilização social em torno da conservação do meio ambiente pode ser traduzida em números. Em 12 meses, mais de 90 toneladas de resíduos foram entregues no local e recolocados novamente no ciclo de produção através da reutilização e da reciclagem. Deste total, 20% é vidro e 47% papéis em geral (misto, branco, jornal e papelão) que ao serem reciclados evitaram o corte de 2421 árvores.

O projeto de inovação social, faz parte da realidade de 1840 famílias, nove condomínios e cinco empresas que participam diretamente da iniciativa. O espaço fica dentro de um contêiner adaptado e é dedicado para a conscientização e educação ambiental. Por mês, são geradas cerca de 15 toneladas de resíduos destinadas para reciclagem. O lugar é frequentado por moradores do bairro e de outras regiões da Grande Florianópolis, que se deslocam de suas casas para fazer a destinação adequada dos resíduos produzidos.

Diariamente, moradores do bairro e de outras regiões de Florianópolis entregam seus resíduos devidamente limpos e separados. Cada material reciclável tem seu valor equivalente em pontos. Para participar, basta fazer um cadastro no local e começar a separar os resíduos em casa. Todo participante recebe orientação sobre como fazer a separação e a limpeza adequadas dos resíduos produzidos em suas casas. O bairro da região Continental da capital catarinense foi o primeiro a receber o projeto, que hoje também está presente no bairro Pedra Branca, em Palhoça.

Uma vez por semana, Marcelo de Almeida coleta seus resíduos e leva até o Espaço Recicle em Coqueiros. Ele mora no bairro Ipiranga, em São José, e conta que o interesse pelo programa foi despertado depois de assistir uma reportagem sobre o assunto. “Naquele momento minha consciência doeu, pois todos podemos de uma forma simples diminuir o lixo no mundo, me cadastrei e hoje acho que sou um cidadão consciente. Fui me educando aos poucos e mudando meus hábitos com relação a geração do lixo. Utilizo os materias, limpo e levo para o Espaço Recicle. De quebra acumulo pontos e ainda ganho brindes”, explica.

O projeto é baseado no conceito Lixo Zero, que tem como foco reduzir ao máximo a emissão de resíduos para os aterros sanitários, e dessa forma procura dar o melhor encaminhamento para todos os tipos de resíduos, que podem ser reaproveitáveis, bem como o destino adequado para os resíduos tóxicos e orgânicos. Para isso o conceito adota o princípio dos 3Rs que significa reduzir o consumo e a produção de lixo, reutilizar os materiais ao máximo antes de descartá-los, e reciclar todos os materiais que podem ser reciclados.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img