18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Especialista internacional em microeletronica faz palestra gratuita em Florianópolis

spot_img

Especialista internacional em microeletronica faz palestra gratuita em Florianópolis

spot_imgspot_img

O setor de microeletrônica está dando os primeiros passos para uma produção nacional de sistemas de circuitos integrados. E as ações que estão sendo criadas ou fomentadas por empresários e pelo governo brasileiro já despertam os olhares de investidores internacionais.

Conhecer de perto o potencial brasileiro na área é o principal objetivo de José Epifânio da Franca, um dos maiores especialistas mundiais em microeletrônica, que dará uma palestra no próximo dia 16 de março, às 9hs, na sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).

O objetivo é apresentar os desafios e oportunidades do mercado de IPs analógicos na área de semicondutores e o potencial de expansão para a indústria brasileira. A iniciativa é conjunta entre a ACATE e a design house Chipus Microeletrônica, especializada no desenvolvimento de IPs analógicos.

As inscrições estão abertas, são gratuitas (mas as vagas são limitadas) e podem ser feitas pelo site www.chipusfranca.tangu.com.br.

Mentor da Chipidea, Franca iniciou a empresa com um investimento próprio de 25 mil euros e, após 10 anos, seu empreendimento alcançou um valor de mercado de 127 milhões de euros.

Mercado

O setor é uma das metas do governo brasileiro, que está disposto a ampliar os investimentos e a capacidade do país em criar empresas para o desenvolvimento e produção de chips. Somente em 2009, o Brasil gastou mais de US$ 3 bilhões na importação desses produtos, de acordo com o Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo Franca, as indústrias europeias que atuam com pesquisa e desenvolvimento na área de microeletrônica são as mais inovadoras, reinvestindo 18% de seu faturamento em P&D. Indústrias químicas ou de maquinário para engenharia aplicam em média 5% do faturamento em pesquisa, por exemplo.

De acordo com Franca, o Brasil tem um alto potencial, ainda que latente, para desenvolver sua indústria de circuitos integrados, sendo que os investimentos e a cultura em microeletrônica crescem visivelmente no país. Para o professor, uma boa proposta deveria primar por potencializar as iniciativas e gerar novas oportunidades de negócios

Serviço

Palestra: Mixing signals to stay in tune: Opportunities and Challenges of the Analog IP Industry
Data: 16.03.2010
Horário: 9 hs
Local: sede da ACATE, Florianópolis (SC)
Inscrições e mais informações: www.chipusfranca.tangu.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img