19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Especialistas em segurança pública discutem os atentados de SC no Painel RBS

spot_img

Especialistas em segurança pública discutem os atentados de SC no Painel RBS

spot_imgspot_img

Na manhã desta terça-feira (26), autoridades, especialistas em segurança pública, jornalistas e representantes de entidades se reuniram em Florianópolis durante a primeira edição de 2013 do Painel RBS. O foco do programa foi discutir caminhos e soluções a partir de agora para a segurança pública em Santa Catarina. Para os participantes do Painel, a solução do problema depende de uma parceria cada vez maior entre autoridades estaduais, federais e comunidade.

No programa de uma hora e meia, com transmissão e repercussão nos veículos do Grupo RBS, estiveram presentes para falar sobre o assunto o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o comentarista em segurança pública da Rede Globo, Rodrigo Pimentel; o presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho; e, direto do estúdio do Grupo RBS em Brasília, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também opinou sobre o tema. Em Florianópolis, na plateia, estiveram presentes Prefeitos e secretários de cidades da Grande Florianópolis, representantes da polícia civil, militar, rodoviária e federal e representantes da administração prisional, de associações, federações, ONGs, universidades, entre outros.

Dividido em três blocos, a primeira parte do Painel contou com a participação do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que comentou as condições do sistema carcerário em todo o país e as consequências que isto traz para o Brasil e Santa Catarina.

– Fazemos o possível para que os direitos da sociedade sejam atendidos. Precisamos ter mais unidades prisionais no Brasil, mais unidades de regime semiaberto e métodos alternativos e eficazes de pena – comentou o Ministro que ainda elogiou o governo de SC pela operação de transferência de 40 presos do Estado para unidades carcerárias federais.

No segundo bloco, participaram do programa o comentarista em segurança pública da Rede Globo, Rodrigo Pimentel, e o presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho.

Para Rodrigo, o clima de insegurança que SC vive é algo passageiro. Ele relembrou ações violentas ocorridas nos últimos anos no Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. Pimentel destacou a pacificação feita nas favelas do Rio de Janeiro e, como consequência, disse que a cidade não teve homicídios durante o Carnaval. Para ele, essa é uma oportunidade do Estado ter a comunidade como uma grande aliada, formar uma sociedade mais atenta, uma Santa Catarina mais forte e preparada. Já Tullo Cavallazi Filho comentou as investigações dos advogados presos nas últimas semanas e classificou os casos como exceções.

No terceiro e último bloco, Raimundo Colombo afirmou que Santa Catarina continua sendo o Estado mais seguro do Brasil e garantiu a continuidade das ações de combate à violência em SC. Colombo disse ainda que manterá o gabinete de crise em atividade e garantiu que a polícia catarinense será capaz de manter a paz depois da saída da Força Nacional. Para o Governador, este tipo de ocorrência prepara o Estado ainda mais e ajuda a pensar em novas soluções para a segurança pública de SC.

Para Eduardo Smith, Vice-Presidente de Jornais, Rádios e Digital do Grupo RBS, o Painel tem como papel promover e incentivar o livre debate entre os representantes envolvidos à procura de respostas e esclarecimentos para a população.

– O Painel RBS reuniu as maiores autoridades para falar em segurança pública em Santa Catarina e tivemos um debate equilibrado e muito esclarecedor. Temas delicados estavam em pauta e os painelistas expuseram suas opiniões de forma clara e de maneira a encontrar respostas e apontar soluções para os problemas – comentou ele.
Com um formato dinâmico, o Painel RBS contou com mediação de Renato Igor e os entrevistadores Moacir Pereira, Ricardo Von Dorff e Carolina Bahia. O programa completo está disponível no site G1 SC.

Crédito das fotos: Renan Koerich/G1 SC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img