19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Espetáculo "A Galinha Degolada" estréia sexta-feira no Teatro da Ubro

spot_img

Espetáculo "A Galinha Degolada" estréia sexta-feira no Teatro da Ubro

spot_imgspot_img

Depois das exitosas temporadas de “Socorro” e “Mi Muñequita”, a próxima peça a estrear no palco do Teatro da Ubro selecionada pelo 1º Edital de Montagem de Espetáculos Cênicos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes é “A Galinha Degolada”. A realização foi feita em parceria entre as companhias teatrais Persona Cia de Teatro e Teatro em Trâmite. A primeira apresentação está marcada para o dia 28 de novembro, e a peça fica em cartaz até o dia três de dezembro.

Sobre a peça – “A Galinha Degolada”

O espetáculo “A Galinha Degolada”, baseada no conto homônimo do escritor uruguaio Horacio Quiroga, é o trabalho que marca o início da parceria entre duas importantes companhias teatrais de Florianópolis: Persona Cia de Teatro e Teatro em Trâmite. O projeto foi um dos contemplados pelo 1º Edital de Montagem de Espetáculos Cênicos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, juntamente com dois espetáculos que já se apresentaram: “Socorro” e “Mi Muñequita”.

A peça conta a história do casal Mazzini-Ferraz e seus quatro filhos idiotas. Portadores de uma doença mental incurável, os meninos sofrem todas as conseqüências da falta de amor entre os pais. Passado certo tempo, nasce uma menina, que não tem a mesma doença, mas que acaba revelando o verdadeiro sentido da falta de cuidado e amor do casal.

O conto original é uma obra-prima da literatura ocidental. Horacio Quiroga foi um exímio contista, na tradição de Edgar Allan Poe e Jorge Luis Borges e que, com muita delicadeza e sensibilidade, tratou de temas de grande profundidade através de uma escrita direta, incisiva e perturbadora. Quiroga teve uma vida trágica, matou um colega por acidente com um tiro de espingarda e acabou suicidando-se com uma dose fatal de cianureto. Mesmo seus casamentos eram repletos de momentos de angústia com inúmeras discussões e desfechos trágicos; uma de suas esposas também se suicidou.

Em cena, os quatro meninos são representados por bonecos. O boneco, por sua representação plástica, desprovida de força própria, é peça central para estabelecer um jogo teatral imediato entre o ator e um corpo ‘idiotizado’ – esta expressão ‘os filhos idiotas’ é utilizada no conto de Quiroga, como símbolo da falta de vida no corpo dos meninos. Soma-se a isso o trabalho de interpretação do casal protagonista , André Francisco e Loren Fischer, e a empregada, interpretada por Samantha Cohen, que buscam apresentar de maneira sensível e ao mesmo tempo contundente toda a relação de amor e ódio contido que é representado no conto de Quiroga. A atriz Gláucia Grigolo vive a personagem que apresenta a história para a platéia, conduzindo o espectador através da construção objetiva das palavras do autor.

O diretor Jefferson Bittencourt vem pesquisando a linguagem do fantástico desde sua primeira montagem , “F.”, realizada em 2002, com a Persona Cia de Teatro. Desde então sua busca tem sido por temáticas que abordam situações extremas da vida humana e suas conseqüências, e na possibilidade que o teatro tem de vislumbrar a beleza através do espanto, da ação de estar ‘face a face’ com o horror e com o mistério. Como ressaltava Aristóteles sobre a função da tragédia grega: ‘purificar a alma do homem e incliná-lo ao bem pela visão do absurdo e do mal inerentes à ordem cósmica’, estas são as inquietações do diretor.

Na trajetória dos dois grupos envolvidos aparecem espetáculos premiados e que circularam por Santa Catarina através de incentivos e editais como “F.” da Persona Cia de Teatro e “O Marinheiro” do Teatro em Trâmite.

Serviço
O QUÊ: Espetáculo teatral “A Galinha Degolada”
QUANDO: 28/11 a 3/12, sempre às 21h
ONDE: Teatro da Ubro – Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Fundos do Colégio Coração de Jesus
QUANTO: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
REALIZAÇÃO: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Persona Cia de Teatro e Teatro em Trâmite

Mais informações: 3204 6608/ 99019366
www.personateatro.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img