27.7 C
fpolis
domingo, janeiro 16, 2022
cinesytem

Espetáculo teatral "Medo de morrer longe de ti" com apresentações em Florianópolis

Espetáculo teatral "Medo de morrer longe de ti" com apresentações em Florianópolis

spot_img

As apresentações vão de 07 a 14 de março e têm entrada gratuita.

O temor e a superficialidade das relações afetivas, os encontros e desencontros, são abordados no espetáculo teatral Medo de morrer longe de ti. A peça é uma produção da Dearaquecia. Teatral, que teve seu projeto contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, lançado em 2009 pelo Governo de Santa Catarina e pela Fundação Catarinense de Cultura.

No espetáculo, quatro pessoas de pijama, aparentemente estranhas entre si, se encontram numa madrugada. “O clima vai do constrangimento inicial a uma atmosfera provocativa, de intimidade. Os afetos entre os personagens não seguem uma lógica comum, e as relações se estabelecem a partir das particularidades de cada um. A sensação é de sonho e alucinação, todos agem ininterruptamente (entre vontades e arrependimentos), mas ninguém parece responder por seus próprios atos”, conta Ligia Ferreira, uma das atrizes do espetáculo.

O ponto de partida para essa montagem investigativa foi o texto Y el miedo enorme de morir lejos de ti, do dramaturgo argentino Marcelo Bertuccio. Nos últimos anos, Buenos Aires se tornou expressivo terreno de movimentos de novas dramaturgias, nos quais Bertuccio é destaque. Nesse sentido, a montagem possibilita contato e troca criativa entre o teatro brasileiro e a dramaturgia portenha, realizadora de uma estética contemporânea ímpar no contexto latino-americano.

Dessa forma, duas correntes permearam o processo de montagem de Medo de morrer longe de ti,: uma investigação acerca de um teatro propositor de experiências associada à utilização de elementos pessoais dos atores em cena, propondo um diálogo entre realidade e ficção. Nesse sentido, durante o processo de montagem os atores criaram seus universos pessoais, mesclando-os com momentos de suas próprias vidas ou criando depoimentos que apenas parecessem pequenas autobiografias. Em cena, o que vemos são identidades fictícias, onde o campo ficcional aparenta a principio, estar dotado de fronteiras íntimas, criando um pacto de intimidade com o espectador.

A Dearaquecia. é composta por integrantes formados no curso de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Trata-se de um grupo jovem cujos trabalhos têm como eixo principal a experimentação de uma estética teatral contemporânea que encara o espetáculo cênico como local de experiências e encontros tanto para os atores quanto para o público.

Com: André F. Costa, Heloisa Marina, Ligia Ferreira e Vinicius Coelho
Direção: Ana Luiza Fortes,
Produção: Maria Carolina Vieira
Figurinos: Mayná Quintana,
Iluminação: Francisco Orlandi Neto
Arte gráfica: Nestor Jr.
Assistência de direção e apoio técnico: Lucian Chaussard.

Temporada Medo de Morrer Longe de ti

7 de março (dom.) às 20h30 na Casa das Máquinas
(R. Henrique Veras do Nascimento, 50 – Pracinha da Lagoa)

12, 13 e 14 de março (sex.sab.dom.) às 20h30 na Casa da Memória
(R. Padre Miguelinho, 58 – Centro / ao lado da Catedral)

ENTRADA FRANCA

Apresentações em EJAs (Escolas de Jovens e Adultos)
8 de março (seg.) às 20h30 no EJA dos Ingleses (Ilha Shopping)
9 de março (ter.) às 20h30 no EJA de Coqueiros
10 de março (qua.) às 10h e às 11h (2 apresent.) no EJA do Centro
11 de março (quin.) às 20h30 no EJA do Santinho

spot_img
spot_img