21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Espetáculo Retrato de Augustine hoje no Palco Giratório

spot_img

Espetáculo Retrato de Augustine hoje no Palco Giratório

spot_imgspot_img

Retrato de Augustine é uma tradução inédita de Mesmerized (1990), escrito pelas dramaturgas australianas Peta Tait e Matra Robertson.

A peça se passa no Hospital La Salpêtrière, em Paris, instituição que, no século XIX, foi palco de importantes transformações que marcaram a história de medicina. Lá, o famoso neurologista Jean-Martin Charcot, futuro orientador de Freud, realizou um intenso estudo sobre a histeria.

O espetáculo é baseado em registros verídicos do acervo do Hospital que retratam a relação entre Charcot e Augustine, uma jovem paciente exibida em palestras públicas e sessões de fotografia por ser uma “perfeita ilustração da histeria”.

Outro fato interessante nesta história é ver como a fotografia, que na época chegava como uma nova tecnologia, passa a ser usada por Charcot como um recurso para a ciência. Utilizadas para catalogar as formas e os ciclos dos ataques histéricos de sua paciente. É aí que teatro e histeria se entrelaçam, dando forma a trama.

Veja o teaser da peça, que já foi contemplada com a premiação máxima oferecida ao Estado de Santa Catarina pelo prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008.

Data: Quarta-feira | 15/09/2010
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Prainha – CAF
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img