20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Estácio de Sá promove debates sobre consciência negra a partir desta terça-feira em São José

spot_img

Estácio de Sá promove debates sobre consciência negra a partir desta terça-feira em São José

spot_imgspot_img

O Centro Universitário Estácio de Sá promove uma série de atividades gratuitas na unidade de São José, na Grande Florianópolis, a partir desta terça-feira, 4, para debater a história e a cultura afro-brasileira e africana, o racismo, as formas de combatê-lo e as políticas de ações afirmativas e equidade social. ,

As ações integram a programação do Novembro Da Consciência Negra – Por Uma São José Sem Racismo, promovido pela Prefeitura Municipal entre esta terça-feira, 4, e o dia 20, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Segundo Edelu Kawahala, coordenadora do projeto SOS Racismo da Estácio, que está à frente das ações para o Novembro Da Consciência Negra, de modo geral, as atitudes racistas mais comuns são contra os negros.

De acordo com o Censo Demográfico 2010 do IBGE, a maior parte da população (84% do total) catarinense se declara branca. Já as quatro principais cidades da Grande Florianópolis – Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu – concentram 91% dos catarinenses que se autointitulam negros.

Destaques

Na agenda da Estácio para o evento, três palestras marcadas para os dias 7 e 14 de novembro, são os destaques. No dia 7, serão discutidos os aspectos psicossociais do racismo e as suas consequências.

Já no dia 14, dois temas estarão em pauta: a aplicação da Lei 10639/03, sobre a importância do ensino da cultura negra na escolas para a formação da sociedade brasileira, e também a questão das cotas raciais e as políticas de ações afirmativas e equidade social.

Todas as palestras serão realizadas no auditório do Centro Universitário. Ainda estão na programação, a exposição Negras Memórias no dia 4 de novembro, e a exibição do filme Semeadura, no auditório da Secretaria de Educação do município.

Mais informações e a programação completa do evento no site www.pmsj.sc.gov.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img