23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Estrada Dário Manoel Cardoso, em Ingleses, ficará Interditada para tráfego de veículos no período noturno

spot_img

Estrada Dário Manoel Cardoso, em Ingleses, ficará Interditada para tráfego de veículos no período noturno

spot_imgspot_img

A partir desta segunda-feira (14/10), um trecho da Estrada Dário Manoel Cardoso será interditado para o tráfego de veículos leves, ônibus e caminhões entre 20h e 06h, período em que serão executadas obras de instalação de rede coletora de esgoto no eixo central da via.

Uma equipe do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela CASAN para executar as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário – SES – Ingleses-Santinho) estará trabalhando no trecho da Dário que fica entre a Travessa Nildo Neponoceno Fernandes (na região conhecida como ‘curva do S’) e a Rodovia Intendente João Nunes Vieira. A partir das 6h, o tráfego pela via volta a receber trânsito em meia pista, orientado por meio de placas no sistema Pare/Siga nos trechos onde outras duas equipes prosseguem com os serviços durante o dia. Os trabalhos noturnos devem se estender por 45 dias.

Diferente do que vem sendo executado até o momento na Dário Manoel Cardoso (com a instalação da rede coletora de esgoto na lateral da via), no novo trecho a rede será instalada no eixo central, pois nas margens da via há uma adutora da CASAN e a rede de drenagem.

As obras no trecho acontecerão durante a noite para evitar a interdição da Dário Manoel Cardoso durante o horário comercial. A logística da obra foi organizada em conjunto pela CASAN, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Consórcio Trix-Infracon, com definição de horários de trabalho e desvios propostos para os veículos.

Segundo a administração do Consórcio Trix-Infracon, no trecho da Estrada Dário Manoel Cardoso onde serão executadas as intervenções noturnas, o sistema utilizado será o conhecido como tiro rígido ou direcional, que não demanda a abertura de grandes valas, o que reduz principalmente os custos sociais, por interferir muito menos no ambiente externo.

Orientações aos motoristas

No caso de ônibus e caminhões que trefeguem no sentido Costão Golf – Centrinho, o desvio programado é a partir da rua Paulina Marques dos Santos, onde devem virar à esquerda para  chegar  à Estrada João Gualberto Soares, por onde seguirão até a Intendente João Nunes Vieira. Vindo do Centro em direção ao Costão Golf, devem fazer o percurso inverso  (Ilustração 1).

Veículos leves podem utilizar o mesmo trajeto ou, de forma alternativa, seguir pela Dário Manoel Cardoso até a Travessa Nildo Neponoceno Fernandes, e por meio dela, chegar à Estrada João Gualberto Soares (Ilustração 2).

Durante todo o período de duração dessas intervenções, haverá faixas e placas indicando a interdição, e trabalhadores do Consórcio estarão nos pontos de desvio orientando motoristas.

 

 

O projeto

Viabilizado a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho demanda investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão mais de 60 km de rede instalada, cerca de 5 mil ligações domiciliares, além de oito estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário, que beneficiarão uma população de mais de 40 mil moradores fixos e praticamente o triplo durante a temporada.

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela CASAN de que as ligações poderão ser efetivadas.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img