24.8 C
fpolis
sábado, maio 4, 2024
Cinesystem

Estresse e seus reflexos será tema de palestra na Capital

spot_img

Estresse e seus reflexos será tema de palestra na Capital

spot_imgspot_img

Estou estressado. Essa frase já faz parte do vocabulário de grande parte da população brasileira, tornou-se uma síndrome na era da tecnologia. Existem muitas definições para essa situação, mas podemos defini-lo como uma resposta natural do corpo a situações que demandem uma ação do indivíduo, sendo fisiologicamente impossível de não se manifestar em um organismo vivo.

O assunto será debatido no próximo dia 28 de agosto na Livrarias Catarinense pelo psicanalista Yuri Amado. “É esperado que sob situações de pressão, uma pessoa seja capaz de dedicar seus esforços para resolvê-la, mas é patológico se ao invés de conseguir deparar-se com a situação, a pessoa transfira esta tensão para os demais aspectos de sua vida, como por exemplo, não conseguir se alimentar ou dormir adequadamente”, afirma.

A resposta neuroendócrina do organismo de uma pessoa com estresse patológico, com a elevação dos níveis de seus hormônios relacionados, o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina, causa diversos inconvenientes em seu funcionamento, tais como emagrecimento, sobrecarga do sistema cardíaco, redução da resistência imunológica, úlceras gástricas, incontinência intestinal, e outros.

“Costuma-se classificar estímulos estressores como internos ou externos à pessoa, entretanto, fatores subjetivos serão os efetivos definidores para a pessoa sentir ou não determinada situação como estressora. Aquilo que é normal para um, pode ser uma situação terrível para outro”, afirma Yuri.

Seus reflexos no dia-a-dia, como identificar, tratar e prevenir o estresse, ou até mesmo aprender a conviver como ele, serão fatores que serão abordados na palestra de Yuri Amado. Além disso o psicanalista irá abrir espaço para possíveis dúvidas sobre o tema.

O evento será realizado no próximo dia 28 de agosto a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping em Florianópolis, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações: (48) 3271.6001.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img