20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Estudantes da UFSC Participam do Fórum Social Mundial

spot_img

Estudantes da UFSC Participam do Fórum Social Mundial

spot_imgspot_img

Cerca de 100 estudantes participarão da edição 2009 do Fórum Social Mundial, que acontece de 27 de janeiro a 1º de fevereiro. Graduandos de vários cursos da área humana estão envolvidos com a programação, participando de discussões sobre as questões relacionadas à Amazônia. Paralelamente às palestras e debates, os acadêmicos da UFSC oferecerão oficinas.

Luiz Antonio Ryzewsky, estudante de Letras e vinculado ao Núcleo Mover, do Centro de Educação, é um dos coordenadores o grupo. Segundo ele a participação será uma boa oportunidade para que os alunos participem de um evento envolvendo idéias diversificadas, em um verdadeiro intercâmbio cultural. Ele destacou também que o grupo espera contribuir para que o evento seja um sucesso.

Para possibilitar a viagem, foi feita uma parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e os alunos. A UFSC cedeu ônibus e motoristas e os acadêmicos pagaram o combustível.

O Fórum Social Mundial é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do encontro.

O evento se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e apartidário. Se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

Outras informações sobre a participação da UFSC com Luiz Antonio pelo e-mail luiz.antonio@grad.ufsc.br

(José Antônio, Agecom, 22/01/2009)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img