20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Estudantes norte-americanos se encantam por Florianópolis

spot_img

Estudantes norte-americanos se encantam por Florianópolis

spot_imgspot_img

Os próximos dois meses prometem muito estudo e imersão aos 57 estudantes norte-americanos que desembarcaram em Florianópolis para participar do Programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira da Unisul Global. Mais do que praticar o português, essa é uma grande oportunidade de ter contato com a cultura regional. 

Assim como a maioria dos estudantes, Grace Montgomery, está deslumbrada com as belezas da ilha da magia e quer melhorar o sotaque brasileiro. “Essa é a segunda vez que venho ao Brasil e a primeira em Florianópolis. Eu espero melhorar o meu sotaque, aprender um pouco mais da cultura do sul do Brasil e de Santa Catarina. quero conhecer todas as praias e a natureza da ilha da magia que é linda. estou achando tudo maravilhoso. Fui muito bem recebida e me sinto muito segura aqui e em outros lugares no Brasil não é assim. aqui todo mundo é gente boa”.

O programa também recebe estudantes que estão vindo pela segunda vez, como Sungmin Park, que participou da edição em 2018 e esse ano, retorna para repetir a experiência e ter mais contato com a cultura catarinense. “No ano passado aproveitei mais o contato com a natureza e os lugares aqui de Florianópolis. Dessa vez, volto falando e entendendo mais o português e consigo me comunicar melhor com quem mora aqui. por isso, agora eu quero ter mais contato com as pessoas, com a cultura delas, quero um contato mais humanizado porque aqui é lindo e acho que essa experiência vai ser ainda mais enriquecedora”.

Para hospedá-los, a universidade contou com a host family, família anfitriã. Gabriela Martins, aluna de engenharia ambiental e sanitária, do campus Grande Florianópolis, estava ansiosa para receber um estudante por valorizar essa troca de experiências.“Quando nos candidatamos como host family, nossa intenção era de partilhar dessa experiência. como viemos de culturas diferentes, estamos conversando e trocando bastante informação. da mesma forma como também quero realizar um intercambio, espero ser bem recebida. queremos proporcionar os melhores momentos aqui, porque ao conviver com a cultura americana e contribuir nessa adaptação com a nossa é muito importante e valiosa”.

Abertura do programa da Unisul Global e CLS

Nessa segunda-feira 24/06, começou oficialmente a temporada de estudos do Programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira com o novo parceiro, o Critical Language Scholarship (CLS). Os estudantes vieram de diversas universidades americanas e ficam em Florianópolis até 17 de agosto.  O programa resulta na  parceria entre a Unisul e os programas Internacionais Critical Language Scholarship (CLS), Language Flagship Program (Flagship) e Flas Fellowships Program (Flas), juntamente com o Departamentos de Defesa e Departamento de Estado do Governo dos EUA, a International Studies Abroad (ISA) e University of Georgia.

Programa Critical Language Scholarship (CLS)

O CLS promove o ensino intensivo de idiomas em um ambiente de imersão para estudantes americanos de graduação e pós-graduação com experiências adicionais de enriquecimento cultural estruturado. por ano, cerca de 550 alunos são encaminhados para o exterior e com a inclusão da Unisul Global, os grupos terão acesso à língua portuguesa. o programa subsidiado pelo departamento de estado americano com fundos provenientes do governo americano. este programa é administrado e implementado pelo American Councils  for International Education.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img