20.8 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Estudantes estrangeiros conhecem a Ilha de Santa Catarina

spot_img

Estudantes estrangeiros conhecem a Ilha de Santa Catarina

spot_imgspot_img

Morro da Cruz, Jurerê Internacional, Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina. Cartões postais de Florianópolis encantaram intercambistas nesta última sexta-feira (16/7).

A Unisul, em parceria com a empresa americana ISA, International Studies Abroad, proporcionou um passeio nos cartões postais de Florianópolis para vinte e dois acadêmicos do programa de intercâmbio. Morro da Cruz, Jurerê Internacional, Lagoa da Conceição e Praia da Joaquina foram alvos de fotos, sorrisos e admiração.

Eles participam do Programa Língua, Cultura e Contexto Socioeconômico. Aprender a sambar, foi uma das exigências do noivo da venezuelana Sandra Chacon. “Já estive no Brasil outras vezes. Eu adoro esse País e sempre tive uma visão boa daqui. As pessoas são divertidas, acolhedoras, prestativas.

E na Unisul não foi diferente. Além de ser uma universidade organizada, todos nos trataram com muita educação e carinho”, relata.

Amante da língua portuguesa, a americana Robbin Kin, conta que também já esteve no Brasil. “Estive na Bahia ano passado. Mas, aqui em Florianópolis é a primeira vez. Tudo aqui é bonito, as pessoas são tranquilas e receptivas. Não tinha conhecimento sobre a economia brasileira e a Unisul proporcionou um pouco desse conhecimento. Acho que como todos os brasileiros aprendem o inglês desde pequenos nas escolas, os americanos também deveriam aprender o português”, conta.

Segundo a coordenadora de mobilidade de estudantes, Beatriz Peçanha Cunha, a maioria deles estuda nos Estados Unidos. “Como eles têm aula de estudos internacionais e da América Latina, a Unisul proporcionou esse passeio para que esse conhecimento da cultura brasileira não fique apenas na sala de aula. Sair, conhecer de perto as pessoas, ter essa vivência com a cidade faz com que também se interessem mais pelo nosso País. Florianópolis é a cidade ideal para isso”, diz.

A beleza das mulheres brasileiras também foi lembrada pelo americano Jon Olitivo. “Quando pensamos no Brasil, sempre lembramos das cidades grandes, mais conhecidas. Todos deveriam visitar esse país e os outros lugares, como Florianópolis. Fiquei surpreso com a cidade. É bonita, as pessoas são simpáticas e acolhedoras. A Unisul é uma universidade ótima e fez com que a minha vontade de voltar ao Brasil fosse ainda maior”, destaca.

O alemão Johannes Pucsfort, conta que a sua namorada é brasileira. “Ela mora há alguns anos nos Estados Unidos, onde eu também moro. Aqui em Florianópolis há pessoas inteligentes. É a primeira vez que venho para o Brasil e foi uma oportunidade agradável que a universidade nos deu. É legal conhecer um pouco da mistura desse povo e se tornar um estudante brasileiro por alguns dias. Só tenho a agradecer”, ressalta.

A Unisul é a única universidade brasileira em convênio com a ISA, empresa americana que recruta estudantes norte-americanos para realizar intercâmbio em diversos países do mundo. Nessas férias estão sendo realizadas aulas de português e inglês, ministradas por professores da Unisul, unidade Ilha Centro. As aulas irão até o dia 29 de julho. Mais um grupo com catorze estudantes chegarão ao Brasil no dia 30, para um período de seis meses.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img