21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Evento discute rumos da arte e do pensamento no século XXI

spot_img

Evento discute rumos da arte e do pensamento no século XXI

spot_imgspot_img

A arte e o debate de idéias estarão em alta na próxima semana na Universidade Federal de Santa Catarina. De segunda-feira, dia 18, até quarta, 20, a Semana Arte e Pensamento no Século XXI oferecerá palestras e intervenções artísticas, abordando as funções do teatro, do cinema, da música e da poesia no panorama do novo século. Diálogos musicais, comunicações, apresentações teatrais, cursos e eventos do projeto de extensão Sarau Boca de Cena fazem parte da programação, que terá como sede o Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade.

Voltada a alunos, professores, servidores da UFSC e à comunidade em geral, a semana vai discutir temas como universidade e política cultural e o ensino da música no ambiente universitário. Um dos convidados é o compositor e saxofonista paulista Livio Tragtenberg, que escreve música para teatro, vídeo, cinema e instalações sonoras. O professor e escritor Sérgio Medeiros, a diretora de teatro Carmen Fossari, a compositora Tereza Virgínia de Almeida, os professores de cinema Mauro Pommer e Clélia Mello e o professor de Ética e Filosofia Alessandro Pinzani estão entre os demais participantes do evento.

Na Semana, o público poderá acompanhar, por exemplo, uma discussão sobre a função da ópera, gênero considerado “conservador”, no panorama da arte contemporânea, e um “diálogo” produzido por Livio Tragtenberg com músicos de rua de diferentes partes do planeta, além de uma interação musical ao vivo do compositor ao sax, clarone e sanfona. Uma comunicação de Sérgio Medeiros, seguida da apresentação da peça “A Última Gravação”, mostrará o conflito entre o mundo interior e o mundo exterior na visão do dramaturgo irlandês Samuel Beckett.

A atriz e diretora Carmen Fossari vai falar, no dia 19, sobre aspectos da obra do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal. Na tarde de encerramento, destaque para a palestra de Clélia Mello, que vai analisar o conceito de “cinema expandido”, caracterizado por dialogar com vários gêneros artísticos, e para a abordagem do professor Mauro Pommer sobre os rumos do cinema diante das novas tecnologias de produção e exibição cinematográfica.

O DESTAQUE

Compositor e saxofonista, Livio Tragtenberg tem no currículo muitas obras instrumentais, sinfônicas, eletroacústicas e também ópera. Em 1987, ganhou o Prêmio Vitae para a composição da ópera “Inferno de Wall Street”. Em 1991, recebeu uma bolsa da Fundação Guggenheim para composição da ópera “Tatuturema”. Gravou vários discos, destacando-se o intitulado “Temperamental”, feito em parceria com Wilson Sukorski e Décio Pignatari. Tem realizado apresentações no Brasil e no exterior. É autor dos livros “Artigos Musicais”, uma coletânea de artigos especializados publicados no jornal Folha de S.Paulo, e “Contraponto”, publicado pela Editora da USP.

Filho do sociólogo Maurício Tragtenberg, Livio criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo e a Nervous City Orchestra em Miami (EUA), além da Blind Sound Orchestra, com músicos cegos tocando filmes mudos. Foi professor de composição musical no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na PUC-SP. É também um dos sócios fundadores da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica.

A PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira – 18 de maio
14h30 – O Ensino da Música na Universidade – Livio Tragtenberg e Tereza Virgínia de Almeida
16h30 – Todo es poesía, menos la poesía: una introducción a la antipoesía de Nicanor Parra – César Cuadra
17h30 – Ópera no Século XXI: o Futuro está no Passado? – Alessandro Pinzani
19h30 – Personas Sonoras – Livio Tragtenberg

Terça-feira – 19 de maio
14h30 – Memória e Desmemoria em Beckett – Sérgio Medeiros
15h30 – Fernando, em seus Arrebaldes Infindos – Carmen Fossari
16h30 – Artes Cênicas (performance) – Alaí Garcia
19h30 – Espetáculo “Assinatura” – Siedler Cia. de Dança

Quarta-feira – 20 de maio
14h30 – A Universidade e a Política Cultural (debate) – DCE, APUFSC, Sintufsc, SeCArte
17h30 – Cinema Expandido – Clélia Mello
18h30 – Cinema e Tecnologia do Audiovisual – Mauro Pommer
19h30 – Sarau Boca de Cena

Mais informações pelo fone (48) 3721-8304 e no site www.secarte.ufsc.br.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img