27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Evento gratuito nesta segunda-feira em Florianópolis vai homenagear Franklin Cascaes

spot_img

Evento gratuito nesta segunda-feira em Florianópolis vai homenagear Franklin Cascaes

spot_imgspot_img

Se estivesse vivo Franklin Cascaes completaria 109 anos nesta segunda-feira, 16 . Mas, ele faleceu aos 75 anos, em 1983. No entanto, sua presença continua viva no trabalho, obra e legado que deixou, especialmente, sobre a cultura e a história de Florianópolis.

 Para lembrar a data e relembrar o talento deste folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista e escritor, a prefeitura da Capital realiza o evento Franklin Cascaes – 109 anos – nesta segunda. Às 14h30 está prevista apresentação de Causos do Frankolino e convidados, além de roda de história com contadores da Ilha. O evento ocorre no entorno da Figueira na Praça XV.

 Na Casa da Memória, no Centro, durante todo o dia acontece a exibição gratuita do filme “Cascaes Documentarista” de Rafael Mamigonian. O documentário foi construído com material inédito do vasto arquivo deixado por Franklin Cascaes e revela a essência da criatividade do artista na busca por disseminar a cultura açoriana.

 Franklin Cascaes nasceu em 16 de outubro de 1908 em São José, na Grande Florianópolis, e dedicou parte de sua vida ao registro das tradições, lendas, usos e costumes dos moradores da Ilha de Santa Catarina.

 O legado do artista é considerado uma das maiores contribuições para o resgate e preservação da identidade cultural de Florianópolis. Faleceu em 15 de março de 1983, mas marcou seu nome na história e na cultura do Município.

 Em 1987 recebeu uma das maiores homenagens ao ter o nome escolhido para a Fundação Cultural do Município. Pela lei nº 2.647 surgiu a Fundação Franklin Cascaes com o objetivo de fortalecer e dar protagonismo à ação cultural do Município. 

As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img