24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Evento gratuito no CIC terá exibição de filme e debate sobre manifestações de 2013

spot_img

Evento gratuito no CIC terá exibição de filme e debate sobre manifestações de 2013

spot_imgspot_img

A segunda edição da Sessão Cinemática, produzida pela Cinemateca Catarinense em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), terá a exibição do documentário Junho – o mês que abalou o Brasil, dirigido pelo fotojornalista João Wainer, e debate na sequência. O evento será no dia 17 de maio, às 19h20, com entrada gratuita no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

O filme, produzido pelo jornal Folha de S. Paulo, retrata as manifestações que eclodiram na cidade de São Paulo em 2013 com o aumento das passagens de ônibus, repercutindo nas ruas de todo o país. Com imagens da equipe da TV Folha, o documentário ganhou o prêmio Esso de Melhor contribuição ao telejornalismo, e traz entrevistas com articulistas Demétrio Magnoli, Vladimir Sefatle, Luiz Felipe Pondé, Leonardo Sakamoto e Juca Kfouri e nomes como Bruno Torturra, da Mídia Ninja, a militante e socióloga Elena Judensnaider e da jornalista da Folha Giuliana Vallone, cuja imagem do tiro de bala de borracha no olho se tornou icônica da cobertura das manifestações.

O papel da polícia e a repressão violenta será tema do debate que ocorre após a projeção, com as convidadas Marta Machado, do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Elenira Vilela, professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e Elaine Sallas, mestranda em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A mediação é de Cristine Larissa Clasen, diretora de comunicação da Cinemateca Catarinense.

A distribuidora O2 Play autoriza gentilmente os direitos de exibição do filme.

Ficha técnica do filme

Junho – O mês que abalou o Brasil
Direção: João Wainer
Ano: 2014
Produção: TV Folha 
Distribuição: O2 Play
Duração: 72 min
Classificação: 12 anos

Cinemática

O evento produzido pela Cinemateca Catarinense tem curadoria de Pedro MC e todos os meses contará com projeção de filmes com formatos diversos, entre curtas, longas e videoarte. Segundo o curador, os temas escolhidos são emergentes e "transbordantes", com a proposta de compartilhar com o público filmes que dialoguem com temas atuais. Estreias de filmes relacionados a Santa Catarina também estarão na programação.

Na primeira edição, no dia 12 de abril, foram exibidos os curtas Heaven, S, O Novo Monumento e Modern, de Luiz Roque. As próximas edições estão previstas para os dias 14 de junho, 12 de julho, 16 de agosto, 13 de setembro, 18 de outubro, 15 de novembro e 13 de dezembro. A cada sessão será promovido debate com convidados.

Serviço

O quê: Sessão Cinemática – Documentário Junho, de João Wainer
Quando: 17 de maio (quarta-feira), às 19h20min
Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Contato: cinemateca.sc@gmail.com / (48) 9 8866-6012 / (48) 3664-2650
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/121396698428171/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img