18.7 C
fpolis
terça-feira, maio 28, 2024
Cinesystem

Evento reúne comunidade de data analytics de Florianópolis 

spot_img

Evento reúne comunidade de data analytics de Florianópolis 

spot_imgspot_img

Noite dos Dados trará palestras sobre Open Finance, comportamento de consumo e debate sobre Inteligência Artificial 

análise de dados no cenário empresarial tem ganhado cada vez mais destaque. Isso porque a crescente digitalização dos processos e a expansão do Big Data podem trazer valiosos insights para a tomada de decisões estratégicas e mais. A aplicação de análises preditivas, por exemplo, otimiza a alocação de recursos e o planejamento de campanhas. É por razões como essa que o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning tem se tornado tão comum.

Florianópolis, por sua vez, é um importante polo de tecnologia e inovação – a capital ocupa o primeiro lugar em densidade de empresas de tecnologia, com 7,4 organizações para cada mil habitantes, de acordo com dados da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Ou seja, o uso estratégico de data analytics pode impulsionar aindad mais o crescimento e a competitividade desse ecossistema.

Pensando nisso, a BIX Tecnologia promove, no próximo dia 30 de agosto (quarta-feira), a Noite dos Dados na capital catarinense. O evento, que começará às 18h30 no auditório da Fecomércio SC, reunirá profissionais de data analytics da região para debater sobre a temática e celebrar o impacto positivo de uma cultura orientada a dados dentro de organizações. Além de palestras de pessoas experientes na área, haverá happy hour para gerar networking. Para se inscrever, acesse o link: https://bit.ly/NoiteDadosFloripa2023

Juntos da BIX na organização do evento, estão o Niiw e a Akropoli, duas startups com soluções baseadas em dados que são proeminentes no ecossistema de inovação.

Veja a programação de palestras e conteúdos confirmados na Noite dos Dados:

  • Dados de Open Finance – Alavancar negócios e bem-estar financeiro: 

Descubra como bancos e financeiras podem fortalecer o relacionamento com os clientes, oferecer produtos bancários aprimorados e facilitar o bem-estar financeiro. O Open Finance permite o compartilhamento de transações financeiras entre instituições e você vai entender como isso pode transformar seu negócio. Os palestrantes são Ricardo Toledo, co-fundador da Akropoli, diretor da Vertical Fintech da ACATE e profissional com 14 anos de experiência no Itaú e ex-Chief Analytics Officer na Ouze; Fábio Fernandes, engenheiro de Software na Akropoli, bacharel em Sistemas de Informação (UFSC) e pós-graduado em Engenharia e Ciência de Dados (UNISUL).

  • Visão 360º – O Impacto dos Dados e o Comportamento de Consumo:

Nesta palestra, você vai explorar análises abrangentes de dados de consumo, encontrando padrões externos às corporações; além de mapear API’s varejistas e perfis de consumo. O palestrante é Rafael Ferreira, CTO do Niiw. Trata-se de um profissional muito experiente, com mais de 20 anos de expertise em Big Data, IA e análise de dados. 

  • Exposição de cases em IA:

Entenda como as mais diversas empresas têm adotado a Inteligência Artificial para otimizar processos, melhorar a eficiência e impulsionar a inovação. Serão compartilhados exemplos concretos de casos em que a IA está fazendo a diferença, destacando seu papel na tomada de decisões e na resolução dos mais diversos desafios.

  • Fireside Chat de Inteligência Artificial:

Vamos explorar os cenários em que a IA já está desempenhando um papel significativo, desde a automação de processos até a personalização de experiências. O debate será mediado por Mariana de Mello Borges, Analista de Marketing na BIX Tech e terá a participação de Thiago Santos Correia, Especialista em Data Analytics e Business Intelligence na Intelbras, e Jonata Tyska, professor adjunto na UFSC e PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Plymouth.

Levar a inteligência de dados para o mundo – o que resulta na transformação digital e seus inúmeros ganhos para melhorar a vida de todos – é o propósito da BIX Tecnologia, consultoria de dados que possui quatro áreas técnicas: Data Engineering, Business Intelligence, Data Science e Software Development. Com escritórios em Florianópolis, Joinville, Estados Unidos e, em breve, na Austrália, já desenvolveu cases de dados em empresas de grande porte de todos os setores, como Mercedes, ArcelorMittal e Grupo Soma (das marcas Farm e Animale).

Criada em 2022, a Noite dos Dados tem o objetivo de celebrar a cultura de dados e fomentá-la dentro dos ecossistemas de tecnologia. Já passou pelas cidades de Blumenau e Joinville e, com alegria, chega a Florianópolis, que é um importante pólo tecnológico. Além disso, faz parte da programação do Floripa Conecta, conjunto de eventos, em diferentes pontos da cidade, que se conectam em um movimento criativo no mês de agosto.

O Head of Marketing da BIX Tecnologia, Luiz Gabriel Braun, fala da importância da Noite dos Dados: “Com a popularização de tecnologias como o ChatGPT e a Inteligência Artificial como um todo, nós vemos a importância de reunirmos profissionais da área para falarmos sobre esse e outros assuntos tão importantes dentro do universo dos dados, ainda mais que estamos inseridos em um palco tão importante para a tecnologia como Florianópolis”.

Evento: Noite dos Dados

Onde: Auditório da Fecomércio SC – Rua Rua Felipe Schmidt, 785 – Centro

Quando: Quarta-feira, 30 de agosto, às 18h30

Ingressos: Presencial e Acesso à gravação do evento

Valor: Gratuito

Inscrições e mais informaçõeshttps://bit.ly/NoiteDadosFloripa2023

Sobre a BIX Tecnologia

A BIX Tecnologia é um consultoria de dados que atua em todas as fases da jornada analítica. Desenvolve projetos de Engenharia de Dados, Business Intelligence, Data Science e Desenvolvimento de Software para empresas dos mais diversos segmentos. Criada em 2014, segue em crescimento acelerado por conta do foco em negócios e resultados. Veja mais em: https://bixtecnologia.com.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img