14.8 C
fpolis
quarta-feira, maio 25, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Evento McGourmet será realizado em Florianópolis nesta quarta-feira

spot_img

Evento McGourmet será realizado em Florianópolis nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

Você já imaginou um jantar de alta gastronomia feito a partir de ingredientes dos sanduíches servidos no McDonald’s? Essa é a proposta do McGourmet. Desenvolvido pelo McDonald´s, o projeto apresenta pratos refinados feitos apenas com os ingredientes dos restaurantes, mostrando que os mesmos podem ser usados com competência a serviço de inspirações diferentes daquelas que estamos acostumados. Ao propor essa mudança de perspectiva, o McDonald´s procura aprofundar a discussão sobre a qualidade dos ingredientes. O evento será realizado no dia 29 de junho em Florianópolis e pretende reunir cerca de 80 pessoas entre jornalistas e outros formadores de opinião.

A ideia é mostrar que os ingredientes do McDonald’s são os mesmos existentes nas casas dos consumidores, e que com eles é possível fazer diversos tipos de refeições. Nos restaurantes da empresa, é possível encontrar peixe, carne bovina, frango, legumes, saladas, cafés, doces, frutas e sorvetes, mas nem sempre as pessoas se dão conta do valor nutricional e a qualidade desses ingredientes utilizados no McDonald’s. Ou seja, são os mesmos ingredientes que as pessoas têm em suas geladeiras de casa, mas nem sempre isso é notado.

Os primeiros eventos McGourmet foram feitos em 2004.“O McGourmet é um projeto de relacionamento no qual mostramos a qualidade dos ingredientes do McDonald’s”, diz Alessandra Ber, Gerente de Comunicação Corporativa da Arcos Dourados.

O evento foi elaborado com o apoio da C2 Consultoria em Nutrição, da nutricionista Maria Luiza Ctenas. “Para quem trabalha no McDonald’s, é fácil ter na ponta da língua as calorias de cada sanduíche – como o Big Mac, por exemplo, que tem 490 calorias. Mas talvez o consumidor não saiba que um prato feito, tipicamente brasileiro, com feijão, arroz, bife, fritas e salada de alface e tomate (porção de 630 g), tem 1.435 calorias. Já uma fatia média de pizza de calabresa com mussarela tem 685 calorias. Uma coxinha de 100 g tem 360 calorias”, comenta Maria Luiza.

“Por conceito, o McGourmet usa os mesmos ingredientes dos produtos comerciais. No entanto, a cozinha do McDonald’s é muito diversificada e a dificuldade que tenho com isso é mínima: temos saladas, leite, carne, pães. O cardápio é muitíssimo variado”, diz a nutricionista, que já criou mais de 260 pratos elaborados com os ingredientes disponíveis nos restaurantes da rede.

O McGourmet é uma ação pioneira, desenvolvida pelo McDonald’s no Brasil que, em dezembro de 2005, foi apresentada para outros países. A chef Maria Luiza realizou o treinamento de outros profissionais para a formação do primeiro grupo de Chefs da América Latina, sendo que a primeira experiência aconteceu na Venezuela. A proposta é que outros países implementem a iniciativa.

Recentemente, a iniciativa brasileira ganhou repercussão internacional: o McDonald’s Corporation incluiu na sua página oficial o case do “McGourmetDinners”, reconhecendo a ideia como originalmente brasileira e o programa um exemplo a ser seguido pelos demais países da rede .

spot_img