21.5 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Ex-detentos se formam hoje em Manutenção e Montagem de Computadores

spot_img

Ex-detentos se formam hoje em Manutenção e Montagem de Computadores

spot_imgspot_img

Receberão seus certificados em Manutenção e Montagem de Computadores nesta segunda-feira, 19, cinco ex-detentos que cursaram a primeira turma das oficinas de Reciclagem de Lixo Eletrônico que a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) mantém em parceria com o Comitê de Democratização da Informática (CDI – SC). Uma nova turma com mais cinco alunos começa as aulas nesta segunda-feira.

Durante as oficinas, com duração de 30 dias mais um período de estágio, os ex-detentos recebem treinamento básico em informática e oficinas de reciclagem, recondicionamento e de destinação adequada aos resíduos eletrônicos descartados.

Para participar, eles passam por uma seleção realizada por assistentes sociais e psicólogos que interagem diretamente com as penitenciárias. A meta do projeto é formar 35 egressos até agosto deste ano.

As oficinas são resultado de um convênio firmado com o Ministério Público de Santa Catarina, por intermédio do Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), e o material utilizado é recolhido pelo Projeto de Reciclagem de Lixo Eletrônico (Reciclatec).

O convênio, firmado no final do ano passado, além de qualificar tem papel ambiental. A iniciativa prevê o recolhimento de resíduos eletrônicos em diversos pontos de coleta e reciclar, recondicionar e dar destino adequado ao material recolhido.

Os computadores em funcionamento serão doados ao CDI–SC e as peças em condição de uso serão comercializadas para gerar sustentabilidade financeira ao projeto. A meta é recolher 1.500 computadores, reciclar 350 e doar 200 unidades selecionadas durante as oficinas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img