19.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Experiência em ateliê e mostra “Etérea” movimentam Instituto Collaço Paulo

spot_img

Experiência em ateliê e mostra “Etérea” movimentam Instituto Collaço Paulo

spot_imgspot_img

Iniciativas integram a Maratona Cultural

Já uma tradição na agenda, a Maratona Cultural alcança em Florianópolis (SC) sua décima edição cercada de expectativa em torno de uma intensa agenda entre 22 e 24 de março que celebra o 351º aniversário da cidade no dia 23. Tudo com entrada gratuita, envolve 379 atrações espalhadas por 15 bairros e 81 espaços, entre eles o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação que integra a iniciativa com a mostra “Etérea” e a realização, neste sábado, dia 23, às 14 horas, do Sábados com Arte, uma experiência de ateliê desenvolvida pelo Núcleo Educativo coordenado por Joana Amarante e o apoio do arte educador Marcello Carpes.

Multicultural, aguardada no calendário da cidade e de Santa Catarina, a Maratona neste ano homenageia a artista plástica catarinense Eli Heil (1929-2017), em um gesto de reconhecimento ao valor de sua produção para o contexto da arte brasileira. Alguns de seus trabalhos integram a Coleção Collaço Paulo, a base do trabalho do Instituto que coloca esse acervo à disposição dos moradores do Estado para o desenvolvimento artístico-cultural.

A exposição Etérea”, que tem curadoria de Francine Goudel, propõe um passeio sobre o tema do sagrado e o devocional em diferentes contextos com peças de religiões de matrizes distintas. As obras abarcam os séculos 14 e 21, além de ampla gama de materialidades e linguagens. Em campo aberto, a mostra estimula reflexões sobre o popular o erudito, a violência, o feminismo, o decolonial; permite aproximar o medieval do contemporâneo, fazer comparações curiosas e oferece contato com trabalhos raros. Santa Catarina de Alexandria, a padroeira do Estado, aparece em cinco representações diferentes, uma ao lado da outra, facilitando um paralelo entre elas.

“São João Batista e o Cordeiro”, o oratório de conchas de Xavier das Conchas, apelido de Francisco dos Santos Xavier (1739-1814), deleita o público pela beleza e raridade, pois é a única obra do artista em Santa Catarina. Natural do Rio de Janeiro, ele vive cerca de 30 anos na antiga Desterro onde teria aprendido a usar conchas, pedra, sabão, ouro e prata, materiais usados na criação datada entre o século 18 e começo do século 19. Um único livro exposto na mostra surpreende. “A Divina Comédia”, do escritor e poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321), é uma das obras-primas da literatura universal que ajuda até hoje a compreender o mundo e a existência humana. A data de publicação do exemplar aponta 1578.

Visita mediada e atividade prática

Neste Sábados com Arte, o Núcleo Educativo realiza uma ação que tem como ponto de partida os panejamentos, um recurso adotado ao longo da história das artes visuais que envolve a representação dos tecidos em pinturas e esculturas, quer sejam de bronze ou madeira. O caimento, as dobras, as pregas e o efeito dos panos reproduzidos pelos artistas serão enfocados neste encontro que propõe reflexão e conhecimento. O programa desenvolvido pelo Instituto quer também estimular a criatividade.

No dia 23 de março, a partir das 14 horas, interessados em participar de uma experiência de ateliê em torno da mostra “Etérea” podem contar com os arte educadores Joana Amarante e Marcello Carpes. Depois da visita mediada, no Ateliê de Imersão, a partir de alguns elementos e temas presentes na exposição, eles propõem a construção de cenas e panejamentos. Usando manequins de madeira, a ideia é investigar o vestuário, as dobras e pensar sobre o cenário como uma pequena peça teatral. O resultado será através de fotografia, como o uso dos próprios celulares dos participantes. Voltada ao público a partir de sete anos, com vagas limitadas, a participação segue a ordem de chegada. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Serviço

SERVIÇO

O quê: Maratona Cultural 10 Anos – Sábados com Arte: visita mediada + atividade prática

Quando: 23.3.2024, 14h

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito. Participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas

Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis

O quê: exposição “Etérea”

Quando: Até 29.6.2024; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

Saiba Mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

educativo@institutocollacopaulo.com.br

Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio

Sesi

Apoio Cultural

Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte

Patrocínio

Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img