27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Exponautica 2010 fecha com o dobro de negócios da primeira edição

spot_img

Exponautica 2010 fecha com o dobro de negócios da primeira edição

spot_imgspot_img

Com a meta superada, a Exponautica, que aconteceu de 24 a 27 de junho na Marina Pier 33 em Biguaçu fecha sua segunda edição com um volume de negócios na casa dos R$ 25 milhões. Próxima edição da feira já tem data prevista e segundo especialistas da área o aquecimento do setor e Santa Catarina está diretamente ligado ao sucesso da feira que foi consolidada como a terceira maior no Brasil. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo evento no último final de semana.

A Exponautica 2010 fechou neste domingo, dia 27 de junho, com um volume de negócios em torno dos R$ 25 milhões – entre negociações já fechados e excelentes prospecções. A segunda edição da feira que acontece na Marina Pier 33, em Biguaçu, estabeleceu o evento como o terceiro maior encontro de negócios do setor náutico no Brasil. Os mais de 50 expositores apresentaram novidades em equipamentos náuticos e barcos para todos os gostos e bolsos. “Com a visibilidade que a Exponautica tem ganhado entre os empresários deste segmento, acreditamos que na próxima edição os expositores presentes deverão vir de outras regiões, ultrapassando o sul do país”, diz Ivan Gogolevsky, organizador da feira que teve estandes com estaleiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para o presidente da Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins (Acatmar), Luiz Lunardelli, o evento fomenta consideravelmente o setor de construção naval de lazer. “Depois da primeira Exponautica, dois novos estaleiros já se instalaram na cidade. Em breve teremos outros”, afirmou.

Estiveram na feira representantes do governo federal e estadual que, diante do sucesso do evento, expressaram o apoio político que a Exponautica conquista a cada edição. Altemir Gregorin, ministro da Pesca e Aquicultura, se disse surpreendido pelo tamanho e consistência da feira e que o crescimento do mercado náutico em Santa Catarina não se dará somente na linha de lazer náutico, ele prevê que embarcações de pesca também devam fazer parte da produção naval do estado. O senador Raimundo Colombo destacou a importância da feira e de grandes empreendimentos para beneficiar não apenas os moradores da cidade, mas quem vive em toda a região. “Este é um momento desafiador para Biguaçu, pois estamos diante de grandes oportunidades. E, participando de um evento como este, vejo a união das pessoas em favor do desenvolvimento e da melhoria da vida de todos”. Já o Governador do estado, Leonel Pavan, acredita que desde a primeira edição da Exponautica a feira já demarcou sua importância para o crescimento do setor náutico em Santa Catarina. Segundo ele “é um mercado promissor que movimenta um nicho da economia substancial para o estado e a tendência da feira é de expansão considerável a cada uma das edições futuras”. O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, destacou que a volta de 90% dos expositores para esta segunda edição da feira é um sinal do sucesso de evento. “Vejo aqui os expositores que apostaram na primeira edição da feira, no ano passado. Eles não se arrependeram, pois fizeram bons negócios. Neste ano também terão um saldo positivo para levar para suas e assim nossa feira crescerá cada vez mais”, afirmou.

Negócios à beira rio

A marina Pier 33 tornou-se, durante a Exponautica, um dos melhores balcões de negócios do setor no sul do Brasil. A Schaefer Yachts, que até o final do ano espera atingir a liderança do mercado nacional como o maior estaleiro do Brasil, esboçou surpresa e satisfação com sua participação na Exponautica. “O publico da feira é bastante qualificado com pessoas realmente interessadas em fechar negócios”, diz Pedro Odilio Phelippe, diretor do estaleiro que produz as lanchas Phantom. Pedro ainda enfatizou que muitos negócios devem ser fechados pós-evento e que este aquecimento de deve principalmente ao fato de o governo estadual incentivar a redução de ICMS do setor, intensificando o mercado e colocando Santa Catarina em melhor situação na concorrência nacional. Já o iniciante estaleiro Singular Boats que apresentou na Exponautica seu único modelo de embarcação, uma lancha de 28 pés, também teve o que comemorar. “Estamos há mais de um ano no mercado e o que nos faltava era uma oportunidade como essa, devemos vender depois da Exponautica cinco vezes mais do que vendemos neste um ano de estaleiro”, disse Mari Comim, proprietária do estaleiro que fica em Palhoça. A Gamper Nautica de São Francisco do Sul também saiu satisfeita de sua primeira grande feira náutica, Gustavo Azevedo afirma que pelo menos 10 embarcações deverão ser entregues após a feira. “A feira foi excelente e conseguimos atingir um público próprio para os nossos barcos”, afirma Gustavo.

Com mais de 200 peças e equipamentos náuticos distribuídos em três estandes, Marcio Lima, proprietário da Equinautic, trouxe de Porto Alegre, sede da empresa, três funcionários para atender a demanda da Exponautica. “A feira está ótima, super organizada, fechamos ótimos negócios e conseguimos o que mais queríamos que é iniciar um processo de abertura de mercado em Santa Catarina, uma praça que está se sobressaindo no país neste setor”, concluiu Marcio que tem na bagagem o parâmetro da participação nas maiores feiras náuticas do Brasil. Ainda na linha de inovações e tecnologia naval, a Marina Xpress apresentou o estabilizador de embarcações, que dá fim ao desagradável balanço do barco mesmo com a embarcação parada, e a GSM Acessórios Náuticos trouxe pela segunda vez para feira sua inovadora teka sintética Flexteek, uma espécie de tapete que imita o piso utilizado nas embarcações que no geral é feito de madeira.

Concebida com o objetivo de popularizar o emergente setor náutico, a Exponautica 2010 recebeu cerca de 20 mil pessoas em três dias de evento aberto ao público. Com uma área 30% maior que a edição 2009, a feira conseguiu atrair num mesmo espaço estaleiros, moda, tecnologia e até empreendimentos imobiliários com o tema náutico evidenciado. O Marina Beach Towers , prédio em Balneário Camboriu que vai oferecer além de quatro vagas na garagem, duas vagas para barco em uma marina particular é uma prova do quanto o mercado prevê o aquecimento deste setor . “Estiveram em nosso estande pessoas com interesse e capacidade real de aquisição do nosso empreendimento, ou seja, proprietários ou futuros proprietários de embarcações”, disse Eduardo Crizel, diretor comercial da Mendes Sibara – empresa responsável pelo empreendimento que terá duas torres e 33 andares na Barra Sul, em Balneário Camboriu. Já o empreendimento Mirador da Barra, da Eco Invest, empresa de Biguaçu, vai oferecer apartamentos de até quatro quartos com vista para a Foz do Rio Biguaçu, palco da Exponautica, onde um pólo náutico está se consolidando.

Um mar de atrações

As atrações da feira foram além da oferta de embarcações e equipamentos. O I Festival Exponautica de Canoagem Havaiana foi um dos destaques do evento que também contou com ousadias e novidades de cientistas do mar. O publico pode conhecer projetos como o AutoBoat, uma embarcação que lembra um submarino que tem autonomia, funciona sem presença humana, e serve para monitoramento e coletas de dados ambientais, levantamento de topografia subaquática e demais levantamento no ambiente aquático, assinada apelo engenheiro Roberto Boell Vaz e o Barco Solar, um projeto pioneiro em Santa Catarina assinado pelo Laboratório de Combustão e Engenharia para Sistemas Térmicos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Outra atração da Exponautica teve cunho social e recebeu muitas visitas. O projeto Navegando com Deus, que há cerca de quatro anos leva assistência social, saúde bucal e lazer a comunidades ribeirinhas do litoral brasileiro atracou com seu catamarã no Rio Biguaçu visitando Santa Catarina pela primeira vez. O esportista catarinense, campeão brasileiro de vela e 6º no ranking mundial, Bruno Fontes também esteve na Exponautica lançando o projeto social em parceria com a Eletrosul.

Entre estandes de negócios e institucionais todo foram mais de 50 expositores na Exponautica 2010 com destaque para Schaefer Yachts, Armada Yachts, Top Line, Ocean Life, Xexeu Mar, SENAI, Gamper Náutica, EVW Estaleiros e Pisare, Lanchas Bayline Bombardier, Citimarra Universo Náutico, Equinautic, Estaleiros Mac Gerald, Eco Invest, Aymore Financiamentos, Eletrosul, Chrysler – DVA Automoveis, Evolve Boats, Fibrafort – Mega Jet, Find Me, Flexiteek by GMS, Teka Sintetica, Fs Boats, Gamper Nautica, GS Rotomoldagem, GSP Loteamentos, Hila Cosmeticos, Jeep, Lanchas Millenium – Estaleiro All Fibras, Marina Beach Tower, Marine Express, Marinha do Brasil, Mercedes Benz, Mogadicho, Navis, Armada Yachts, Acatmar – Associação Catarinense de Marinas , Garagens Náuticas e Afins, Beco Castello, Dodge , Navis, Racon Consórcios Náuticos, Singular Boats, Spindola Construtora, Sunglass, dentre outras importantes marcas vêm agregar valor à maior feira náutica do Sul do Brasil e terceira feira nacional do setor.

Exponautica 2011 já tem data prevista

Com um sucesso crescente e inegável, a terceira edição da Exponautica já tem data prevista para acontecer. “Ano que vem devemos realizar a feira no feriado de Corpus Christi, para que o evento possa ter mais dias inteiros de feira aberta ao público”, explica Luiz Roberto Feubak Junior, diretor da Marina Pier 33 e um dos organizadores do evento.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img