26.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Exportação de tecnologia é tema de evento em Florianópolis

spot_img

Exportação de tecnologia é tema de evento em Florianópolis

spot_imgspot_img

ACATE lança o programa Brazil IT (PSI-SW) em Santa Catarina com palestras e debate sobre exportação e internacionalização de empresas de tecnologia

A crise na economia mundial amplia as oportunidades para o Brasil se consolidar como um importante exportador de produtos e serviços de tecnologia de informação. Mas, para crescerem e se destacarem no mercado externo, as empresas brasileiras precisam se adaptar. Preparar as empresas para esse processo é um dos objetivos do programa Brazil IT (PSI-SW), que será lançado em Santa Catarina na próxima quinta-feira, 16 de abril.

Promovido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), agente regional do programa, o evento tem como objetivo apresentar o Brazil IT (PSI-SW) e promover um debate sobre exportação e internacionalização dos negócios do setor de tecnologia da informação. Tema em destaque diante da crise econômica mundial, pois, para os países compradores de tecnologia, o Brasil é visto como um reservatório de mão-de-obra qualificada e referência no desenvolvimento de tecnologias para setores como bancos, telecomunicações, saúde, gestão empresarial, governo, segurança e Internet em geral, sendo uma alternativa a Índia, principal exportador de serviços de tecnologia.

O professor da FURB Mohamed Amal, especialista em comércio exterior e negócios internacionais, abre o evento com uma palestra sobre a internacionalização de pequenas e médias empresas. Austregésilo Gonçalves, gerente de desenvolvimento de negócios da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), é o convidado para explicar como funciona o Brazil IT (PSI-SW).

Com 25 anos de experiência em comércio exterior, Ivan Boeing, consultor do Brasil IT (PSI-SW) para Santa Catarina, irá falar sobre internacionalização de empresas de tecnologia. “Os processos de internacionalização das empresas brasileiras de base tecnológica podem se beneficiar muito de ações como as previstas nas distintas verticais do projeto Brazil IT (PSI-SW), com significativas economias no custeio das participações e uma série de vantagens indiretas associadas ao networking resultante e às informações disseminadas”, destaca Boeing. O evento termina com uma mesa-redonda para esclarecer dúvidas sobre a execução do programa em Santa Catarina.

Sobre o Brazil IT (PSI-SW)

O Brazil IT (PSI-SW) é uma iniciativa financiada pela Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX/BRASIL). Elaborado e executado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), o projeto tem como objetivo estimular a criação de competências para promover as exportações brasileiras de tecnologia. O programa oferece benefícios como consultoria para apoio à geração de negócios, montagem de banco de dados sobre oportunidades comerciais em software e serviços, elaboração de pesquisa de mercado e posicionamento de produtos e apoio à produção de material de marketing, à internacionalização e à localização de produtos e serviços.

Visitas em todo o Estado

A ACATE está visitando empresas de todo o Estado para apresentar o Brazil IT (PSI-SW). Os consultores do projeto na ACATE realizam um roteiro de visitas em empresas catarinenses interessadas em conhecer o programa, exportadoras ou não. “O objetivo dessas visitas é apresentar o projeto para as empresas e fazer um levantamento sobre as expectativas que elas terão para os próximos anos em torno de iniciativas internacionais”, explica Rogério Lacerda, gerente do projeto Brazil IT (PSI-SW) na ACATE.

Atualmente cinco empresas de Santa Catarina participam do projeto: Hoplon (games), Reivax (energia), Pixeon (saúde), Suntech (telecomunicações) e Way2 (energia). As empresas interessadas em conhecer melhor o projeto podem entrar em contato com a Associação para marcar uma visita.

Para receber a visita dos consultores do Brazil IT (PSI-SW) da ACATE envie um e-mail para softpolis@acate.com.br com “BrazilIT” no assunto. Mais informações pelo telefone (48)2107-2700.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img