20.4 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

Exposição comemora o Dia Nacional do Bombeiro

spot_img

Exposição comemora o Dia Nacional do Bombeiro

spot_imgspot_img

Neste dia 2 de julho, o Floripa Shopping abre espaço para homenagear o profissional que tem como missão salvar vidas

As histórias são infinitas; algumas com final feliz, outras nem tanto. Mas cada bombeiro tem uma experiência para lembrar nesse dia de comemorações. Em homenagem aos profissionais que arriscam a própria vida para cumprir uma missão, o Floripa Shopping reserva um espaço para expor lembranças e objetos responsáveis por auxiliar o trabalho do corpo de bombeiros nas ocorrências. Carros em miniatura, manequins com uniformes, fotos, uma carroça a vapor e materiais utilizados no combate a incêndios estarão à mostra de 2 a 16 de julho no empreendimento.

De acordo com dados do 1° Batalhão de Bombeiros Militar, a corporação atende mais de 15 acidentes de moto e dois princípios de incêndio por dia. Como a prevenção é a melhor forma de evitar uma futura ocorrência, além da exposição, uma equipe de bombeiros voluntários estará no Floripa Shopping para tirar dúvidas dos visitantes e para explicar alguns procedimentos de primeiros socorros.

A capitão do 1° Batalhão, Adriana Souza da Silva, conta que ser bombeiro é ganhar uma experiência nova de vida a cada ocorrência. “Nós aprendemos com o sofrimento e com a alegria dos outros. Às vezes a pessoa perde tudo num incêndio e, mesmo assim, agradece por termos chegado a tempo”, afirma. “Os bombeiros são como uma família para todo mundo, independentemente da ocorrência. Aquela história de salvar gatinhos é verdadeira; nosso trabalho vai desde apagar incêndios, realizar salvamento no mar, busca terrestre até auxiliar no resgate de animais. E cada ação é em benefício a alguém, por isso nosso trabalho é tão gratificante”, complementa.

Dia Nacional do Bombeiro

O dia 2 de julho marca a data de criação do primeiro serviço de extinção de incêndios do Brasil, realizada pelo imperador dom Pedro II, em 1856: o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte.

O Material de combate era composto basicamente por quatro bombas manuais, algumas escadas, baldes de lona, mangueiras e cordas. Na época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças, que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Mas quem se destacava eram os bombeiros, com seus portes atléticos, a disposição física, a coragem destacada e o caráter íntegro.

Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo dia 2 de julho deve ser dedicado a esses profissionais.

Atento à importância da data, o Floripa Shopping realiza a exposição em homenagem a eles. “Cotidianamente, os bombeiros arriscam as suas vidas pela vida do próximo. Por isso é uma honra abrirmos espaço para mostrar um pouco de sua história e ajudar a minimizar as ocorrências, por meio da prevenção”, afirma Monica Freitas, gerente de marketing do Floripa Shopping.

A Exposição tem entrada franca e acontece no Piso Térreo – L1 (ao lado da loja Multisom).

SERVIÇO

O quê: Exposição no Floripa Shopping comemora o Dia Nacional do Bombeiro

Quando: De 2 a 16 de julho

Onde: Floripa Shopping – Sala 136 (ao lado da loja Multisom) – Piso Térreo, L1

Quanto: gratuito

Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 10 às 22h. Domingos e feriados das 15 às 21h

Mais informações: Floripa Shopping (48) 3331-7000 www.floripashopping.com.br

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img