22.7 C
fpolis
quinta-feira, maio 23, 2024
Cinesystem

Exposição de artes visuais “Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil” será aberta em maio, no MIS de Santa Catarina

spot_img

Exposição de artes visuais “Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil” será aberta em maio, no MIS de Santa Catarina

spot_imgspot_img

Mostra do artista Cristiano Chaussard conta com 25 obras físicas e mais de 50 virtuais

Com o tema “Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil”, o artista visual Cristiano Chaussard fará uma exposição híbrida, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e na Galeria Virtual 3D do Salão do Digitalismo. Cerca de 25 obras de arte e mais de 50 virtuais serão exibidas. A exposição presencial acontece de 2 a 26 de maio, no MIS-SC, enquanto a virtual ficará de 2 de maio a 27 de julho à disposição do público no site https://meta.welinkyou.com.br/demodigitalismo/#meeting-key=gIxIlf1bIofhVsZz. A abertura da mostra será no dia 2 de maio, quinta-feira, das 18h30 às 21h. Nesta exposição “Digitalismo”, o artista reúne obras de três coleções: “Pareidolia”, “Subexposição Microcosmos” e a coleção “Unrealism”. 

“Minha arte está, inicialmente, na identificação de uma cena encantadora transformada, por meio de qualquer técnica artística, na imagem criativa impressa em minha mente”, diz o autor Cristiano Chaussard.

Algumas das obras serão projetadas nas paredes do MIS-SC, onde também será apresentado um curta-metragem de aproximadamente 15 minutos com o artista fazendo a leitura do “Manifesto do Digitalismo”. Com a manipulação digital de fotos de satélite e de drones, o artista desvenda significados ocultos, que, geralmente, passam despercebidos, resultando em obras que unem o digital e o abstrato.

Todas as obras possuem audiodescrição e algumas poderão ser apreciadas por meio da tecnologia de realidade aumentada. A audiodescrição é um recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público em geral.

 O recurso consiste na tradução de imagens em uma tradução poética das obras. A exposição presencial terá uma duração de 25 dias e será realizada no museu totalmente adaptado para quem tem deficiência física e visual. Haverá rampa de acesso, banheiro adaptado e porta automática com sensor de presença. Os visitantes na modalidade presencial terão uma experiência 

única e imersiva no “Digitalismo”, integrando arte e recursos técnicos da cultura digital. Tudo estará instalado no CIC, um dos maiores complexos culturais de Santa Catarina. O local tem estacionamento e capacidade de circulação aproximada de até 250 pessoas por dia.

A exposição continuará acessível, de forma virtual no Salão do Digitalismo, por 60 dias, após o término da mostra presencial, pois ficará hospedada na Galeria 3D, desenvolvida no “metaverso” por Cristiano Chaussard. Será uma experiência digital para o público “mergulhar” no conteúdo, com acesso para os apaixonados por arte e tecnologia. A mostra também contará com dois encontros com o artista de forma presencial e dois encontros virtuais. O propósito é conversar, difundir, discutir e refletir sobre o movimento do “Digitalismo” no mundo das artes visuais dentro da cultura digital.

        O Ateliê Chris Ribeiro Produções assina a concepção, curadoria e produção executiva deste projeto cultural, no qual esta proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura de Santa Catarina.

AGENDA DOS ENCONTROS

1º Encontro Presencial: MIS-SC, 4 de maio, sábado, das 19h às 20h.

1º Encontro Virtual: Galeria 3D – Salão do Digitalismo, 5 de maio, domingo, das 19h às 20h.

2º Encontro Presencial: MIS-SC, 25 de maio, sábado, das 19h às 20h.

2º Encontro Virtual: Galeria 3D – Salão do Digitalismo, 26 de maio, domingo, das 19h às 20h.

ARTE PARA TODOS

Com classificação indicativa livre e totalmente inclusiva, a exposição vai atender uma ampla faixa etária, que abrange desde crianças, em fase escolar, até adultos de todas as idades. Isso reflete a natureza interdisciplinar da proposta e sua acessibilidade a diversas gerações. “Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil” proporciona oportunidades de aprendizado, inspiração e reflexão para todos os visitantes.

SERVIÇO:

O quê: Exposição “Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil”, de Cristiano Chaussard. 

Quando e onde: Mostra presencial, de 2 a 26 de maio, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Mostra virtual, de 2 de maio a 27 de julho, na Galeria 3D do Salão do Digitalismo.

Quanto: Acesso gratuito.

Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h30 às 21h. Domingo, das 10h às 21h. Segunda, fechado. 

Produção Cultural: Ateliê Chris Ribeiro Produções

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img