19.4 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Exposição de fotos comemora 20 anos do filme “Manhã”

spot_img

Exposição de fotos comemora 20 anos do filme “Manhã”

spot_imgspot_img

Acontece de 6 a 26 de junho, no hall da reitoria da UFSC a exposição de fotos e jornais sobre o curta-metragem “Manhã” (1989/35 mm/ 10min.), de Zeca Nunes Pires e Norberto V. Depizzolatti, comemorativa aos 20 anos do filme. O curta é uma adaptação do poema “Morte do Leiteiro” de Carlos Drummond de Andrade, autorizada de próprio punho pelo autor e as fotos são de autoria de Lúcio Flávio Giovanella.

Realizado na esteira de um movimento pelo desenvolvimento da produção de cinema em Santa Catarina em 1986 na Universidade Federal de Santa Catarina, que resultou na criação da Cinemateca Catarinense, no Fundo Municipal de Cinema, entre outras tantas iniciativas, tornou-se, segundo Zeca Pires, atual diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, um motor do dinâmico hoje do cinema local.

Para sua realização houve o engajamento voluntário de pessoas com muita disposição de retomar a produção em 35mm, após a realização do longa metragem “O preço da Ilusão”, em 1956. “Foi um filme laboratório, um mutirão de cinéfilos, amadores e profissionais desejosos de realizar o cinema”, acrescenta Pires. No elenco estão reunidos três atores ícones do teatro do estado: Waldir Brazil, Ademir Rosa e Isnard Azevedo, e na equipe uma futura legião de realizadores.

A promoção é do Departamento Artístico-Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, Fundação Franklin Cascaes/Casa da Memória, FAM.

Serviço:

O quê: Exposição de fotos e jornais sobre o curta-metragem “Manhã” (1989/35 mm/ 10min.), de Zeca Nunes Pires e Norberto V. Depizzolatti, comemorativa dos 20 anos do
Filme, com fotos de Lúcio Flávio Giovanella.
Quando: De 06 a 26 de junho de 2009, de segunda a domingo, das 18 às 20 horas. Onde: Hall da reitoria da UFSC, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis-SC. Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.

Mais informações no Departamento Artístico Cultural: (48) 3721-9447 –dac@dac.ufsc.br – www.dac.ufsc.br

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img