19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Masc divulga número de visitantes da exposição de Miró em Florianópolis

spot_img

Masc divulga número de visitantes da exposição de Miró em Florianópolis

spot_imgspot_img

A exposição Joan Miró – A Força da Matéria recebeu 69.661 mil visitantes de 12 de setembro a 15 de novembro, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis. Foi a maior exposição realizada no Museu, que é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

 Nas primeiras semanas o Masc já registrava recorde de público e chegou a receber mais de três mil pessoas em um único dia de visitação. Durante 65 dias, a mostra foi visitada por pessoas de 23 estados brasileiros e aproximadamente 100 municípios catarinenses e 27 países. Mais de 700. escolas participaram das visitas mediadas e alunos de todo o Estado puderam conferir de perto as obras do artista espanhol.

 "Esses números comprovam a importância e a grandiosidade dessa exposição em Santa Catarina. A vinda das obras de Miró demonstra nossa capacidade de sediar mostras internacionais e nos coloca no radar das grandes exposições", comemora o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

 Esta foi a maior exposição dedicada ao artista Joan Miró (1893-1983) já realizada no Brasil e além de Florianópolis também passou por São Paulo entre os meses de maio e agosto de 2015.

 Destaques

Entre as personalidades que visitaram a mostra, além do neto de Miró, Joan Punyet Miró, e da diretora da Fundació Joan Miró de Barcelona, Rosa Maria Malet, estão o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin e artistas como Edson Machado, Silvio Pléticos, Vera Sabino e Fernando Lindotte.

 Parcerias

A exposição Joan Miró – A força da Matéria foi produzida e organizada em sua edição brasileira pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, em parceria com a Fundação Joan Miró de Barcelona. A mostra foi patrocinada pela Arteris e teve apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A exposição apresentou ao público 112 obras do artista catalão: 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos (pontos de partida de esculturas), além de fotografias sobre a trajetória de Miró. As peças pertencem à Fundação Joan Miró de Barcelona e a coleções particulares.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img