24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Exposição gratuita apresenta luminárias artesanais produzidas a partir de materiais descartados

spot_img

Exposição gratuita apresenta luminárias artesanais produzidas a partir de materiais descartados

spot_imgspot_img

Nem sempre o que consideramos descartável pode estar realmente com os dias contados. É isso que Robson Leal Nunes prova na coleção de luminárias Upcycling Lamp. As peças de Robson Leal Nunes despertaram interesse do Iguatemi Florianópolis, que abriu espaço ao artesão para promover uma exposição das obras. A mostra, que começou no dia 19 de maio, ocorre até 19 de junho, no Piso L3 (na antiga loja da Roka). As luminárias expostas poderão ser adquiridas no local. O evento é aberto ao público.

Com design inovador, moderno e criativo, as luminárias criadas pelo artesão de Tijucas combinam materiais das mais variadas formas e origens: do latão a prata, passando pelo cobre, aço inox, liga de zamac (liga de zinco composto por quatro componentes metálicos básicos), alumínio e madeira bruta.

Produzidas de forma totalmente manual e sem uso de máquinas sofisticadas ou solda, as peças da Upcycling Lamp agregam valor a algo que até então parecia não ter mais utilidade.

“São peças únicas, exclusivas e que retratam meu gosto pelo design aliado a um velho hábito de guardar peças antigas e até mesmo do lixo. A história começou como um hobbie, sem qualquer pretensão, no entanto, tomou uma dimensão interessante e que tem agradado muitas pessoas”, diz Nunes.

Hoje a coleção conta com pouco mais de 80 luminárias de diferentes tamanhos e formatos. Nelas é possível encontrar peças antigas de carros, relógios, eletrodomésticos, itens industriais, enfim, tudo que puder ganhar forma e ser agregado ao uso de lâmpadas se transforma em luminária nas mãos do artesão.

A técnica

Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Utiliza materiais no fim da vida útil na mesma forma que ele está no lixo para dar uma nova utilidade. Tudo isso praticamente sem consumo de energia e água, diferentemente da reciclagem.

Sobre o artista

Robson Leal Nunes é natural de Tijucas e tem 56 anos. Corretor, atuou no setor de paisagismo e gastronomia e há pouco mais de um ano começou a produzir luminárias de forma artesanal. Em maio de 2017 ele dá início a uma série de exposições divulgando peças que até então eram parte de um acervo pessoal.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img