16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Exposição itinerante do projeto Fortalezas da Ilha chega à UFSC

spot_img

Exposição itinerante do projeto Fortalezas da Ilha chega à UFSC

spot_imgspot_img

O sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, criado em meados do século XVIII, pode ser revisitado a partir desta terça-feira, 7, no hall do prédio da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na exposição itinerante do projeto Fortalezas. A mostra pode ser visitada até o dia 30. As informações são da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom).

A exposição é composta de fotografias e maquetes das fortalezas mantidas pela UFSC – Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa –, réplicas de canhões e trajes militares e civis do século XVIII, além de painéis informativos com textos, mapas e imagens. 

Livro

Uma edição revisada e ampliada do livro "As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786" (Editora da UFSC – EdUFSC), escrito por José Correia Rangel, com organização de Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, será lançada no dia 15. A obra, com subsídio do Ministério da Cultura, é vendida a preço de custo: R$ 30.

Na obra, Roberto Tonera e Mário Mendonça desvendam o manuscrito do engenheiro militar Correia Rangel, hoje depositado no Arquivo Histórico Militar de Lisboa. As 76 páginas do original, que é de 1.786, são reproduzidas em fac-símile, com todas as informações necessárias à contextualização dos dados, em textos introdutórios e notas explicativas de Tonera e Mendonça.

Rangel fez um relatório minucioso das fortificações e recursos humanos usados para guarnecer o território no Sul do Brasil, e o documento contribui para a pesquisa do cotidiano da vida militar na segunda metade do século XVIII, para o estudo das fortificações portuguesas no Brasil, e para a compreensão das origens de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fotografias das fortificações ainda existentes, outras iconografias da época, glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência complementam o livro, que também traz encartado CD-ROM com o conteúdo integral da obra impressa, acrescido de outros recursos virtuais.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img