21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Exposição metadesenho de Flávia Duzzo abre no Museu Victor Meirelles dia 28 de outubro

spot_img

Exposição metadesenho de Flávia Duzzo abre no Museu Victor Meirelles dia 28 de outubro

spot_imgspot_img

O Museu Victor Meirelles promove no dia 28 de outubro, às 19 horas, a abertura da exposição “metadesenho”, de Flávia Duzzo. Antes da abertura, às 18 horas, será realizado o já tradicional Encontro com o Artista, evento em que o público tem a possibilidade de conhecer mais aspectos da trajetória da artista e da obra apresentada.

Nesta exposição, Flávia Duzzo apresenta desenhos a grafite e caneta esferográfica, explorando formas e movimentos circulares, repetidos paciente ou obsessivamente. No texto de apresentação da mostra, Charles Narloch aproxima os trabalhos de questões do desenho e da pintura, afirmando “que nossa necessidade de separar as coisas nas gavetas da segmentação, quando questionada, torna-se um incômodo e ao mesmo tempo um desafio, um território a ser descoberto”. Narloch ainda coloca que é o desconhecido em seus trabalhos que nos permite pensar as incertezas entre a definição do desenho pela linha ou da pintura através da composição.

No mesmo dia, será lançada a publicação “Obra em Perspectiva”, que reúne os 14 textos apresentados no projeto de mesmo nome, desde a sua criação, em 2005, até agora. Os autores são Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta, Raul Antelo, Anita Prado Koneski, Rosângela Miranda Cherem, Monica Xexéo, Paulo Reis, Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, Mário César Coelho, Jefferson Agostini Mello, Teresinha Sueli Franz, Fernanda Pitta, Fernando C. Boppré, Ana Lucia Vilela e Jacqueline Wildi Lins.

Todos os autores foram convidados a escolher uma obra da coleção Victor Meirelles e a partir dela, desenvolver um texto crítico para ser exposto junto à obra. Assim, cada obra escolhida foi colocada em perspectiva, desencadeando novas reflexões e discussões estéticas sobre a produção de Victor Meirelles.

O intuito desta publicação é reunir o material produzido durante os primeiros quatro anos do projeto, ampliar o alcance dos textos junto à sociedade e, assim, colocar as diversas abordagens desenvolvidas também em perspectiva.

Na ocasião, também será aberta a 15ª edição do projeto “Obra em Perspectiva”, com o texto “Revelações do reencontro”, em que a pesquisadora e professora Maria Luisa Távora (EBA) escreve sobre a obra “Vista Parcial da Cidade do Desterro”, de 1849, de Victor Meirelles.

Sobre a artista:

Flávia Duzzo é artista, pesquisadora e professora. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), especialização em Linguagem Artística Contemporânea pela UDESC (2000), graduação em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984). Exposições individuais: Galeria da Casa do Brasil (1989); Flávia Duzzo / Pinturas, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo no Instituto de Artes da UFRGS (1986). Exposições coletivas: “Maquina”, Espaço Arco, Florianópolis (2005); DOIS ANOS DEPOIS – 13ª edição do Espaço Contramão, Florianópolis (2007); PRETEXTO, Museu Hassis, Florianópolis (2008).

O quê: Exposição “metadesenho”, da artista Flávia Duzzo; lançamento da publicação e da nova edição do projeto “Obra em Perspectiva”
Onde: Sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles.
Quando: 28 de outubro, às 18h, encontro com a artista; às 19h, abertura da exposição.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img